Sinta-se Mormaii
Publicado em 13/11/2018

17ª Regata Mormaii com condições extremas em Jurerê

17ª Regata Mormaii

Ventos de quase 20 nós sopraram na raia da Sede Oceânica para a alegria dos velejadores da 17ª Regata Mormaii.

Logo pela manhã o vento nordeste deu as caras em Jurerê e a previsão animadora se confirmou para o sábado, fazendo a alegria das tripulações que prestigiaram a 17ª Regata Mormaii.

Válida como penúltima etapa da Copa Veleiros de Oceano 2018, o evento é um dos mais tradicionais do calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina e neste final de semana reuniu dezenas de velejadores para mais um dia de boas disputas e confraternização fora d´água.

Pontualmente às 12h, a Comissão de Regatas deu início ao procedimento de largada e as embarcações foram acompanhadas durante todo o trajeto com ventos de até 20 nós pelo Norte da Ilha.

No meio da competição uma forte chuva caiu em Floripa, mas nem isso atrapalhou a condição de vento, que se manteve firme do início ao fim do dia.

Velocidade

Os barcos mais veloz seguiram em direção a Ilha do Francês, passando ainda pela Praia da Cachoeira, Ilha do Mata Fome e retornando a Ilha do Francês antes de completar a regata na Sede Oceânica.

Após pouco mais de 2h30 de regata o Itajaí Sailing Team foi o primeiro a completar o percurso de 20 milhas náuticas para confirmar o título de fita azul da etapa e a taça de campeão na classe IRC.

Logo atrás da embarcação de Itajaí vieram Corta Vento (campeão na C30), Kiron 4 (campeão na ORC) e Absoluto (vice-campeão na IRC).

Classe RGS

Com a chegada dos quatro primeiros barcos, a atenção ficou toda para a disputa na classe RGS.

Todos os anos a Regata Mormaii premia o campeão geral da categoria com o troféu transitório e este ano coube a embarcação Bruxo erguer a taça de campeão após vitória na RGS e RGS A, completando o percurso em pouco mais de 3h26.

Logo atrás veio Zuriel, fechando a regata na segunda colocação.

Cumprindo o percurso menor, passando por Ilha do Francês, Praia da Cachoeira, Praia Brava e retorno a Sede Oceânica, as embarcações da classes RGS Cruzeiro fizeram uma ótima regata.

Na RGS Cruzeiro A, o Quival foi o grande vencedor, enquanto na B, o Mãe D´Água cruzou na frente com vantagem sobre o Vento Solar.

Ao final da regata as tripulações participaram de uma confraternização em terra, seguida por entrega de prêmios e distribuição de brindes da Mormaii.

Próxima etapa

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano será no dia 8 de dezembro com a Regata Volta a Ilha encerrando a temporada.

A tradicional competição de vela oceânica do ICSC chega a sua 50ª edição.

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.