Blog Saúde | Agrotóxico nos Alimentos
Os agrotóxicos além de apresentarem uma ação sobre a saúde do ser humano, também contaminam o ambiente e os animais. Existem dois tipos de agrotóxico: o primeiro, penetra na seiva da planta percorrendo todos os tecidos do vegetal e o segundo atua somente na superfície do alimento; parte de todo este agrotóxico é degradado pelo próprio organismo do vegetal. O de contato pode ser retirado em parte quando o alimento é lavado em água corrente, sendo recomendado “esfregar” o alimento em baixo da água. Mas vale lembrar que todo o agrotóxico sistêmico residual permanecerá no vegetal.
Pesquisas apontam que submergir o alimento em solução de água com bicarbonado de sódio por 20 a 30 minutos reduz a quantidade de agrotóxico presente no alimento, porém ainda não existem estudos suficientes para comprovar está informação. A agência de vigilância Sanitária (ANVISA) criou um Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), com objetivo de garantir que a quantidade utilizada de agrotóxico nos alimentos está de acordo com o Limite Máximo de Resídua (LMR), valor calculado para cada alimento de acordo com o peso corporal e a substância utilizada.
Uma alternativa é preferir alimentos orgânicos. Vale lembrar que todos os alimentos deverão ser higienizados adequadamente antes de serem consumidos para garantir a segurança alimentos do ponto de vista microbiológico.