Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Entrevista inédita com Everaldo Pato

Everaldo Pato possui 20 anos de Família Mormaii e é um dos grandes embaixadores brasileiros no universo das ondas gigantes.

Atualmente, participa de dois programas na TV à cabo: Família Nalu, no Multishow e Psicopato, no Canal OFF.

Abaixo, você confere uma entrevista inédita com um dos big riders mais consagrados do planeta e confere detalhes da sua trajetória, inclusive, como tudo começou.

Como é fazer parte da Família Mormaii?

Verdadeiramente, considero a Mormaii minha segunda família, além do profissionalismo como tratamos nossa relação, muitas pessoas da empresa fazem parte da minha vida diária e são alguns dos meus melhores amigos.

Então, sinto o maior prazer do mundo em poder estar ao lado dessa empresa por tanto tempo e ter todos como uma verdadeira família.

A cada ano, evoluímos juntos em todos os sentidos e posso dizer que muito do que aprendi e conquistei até hoje foi graças a essa família.

Alguma história inesquecível pra contar?

Sem dúvidas, minha primeira história com a Mormaii foi a mais marcante.

Em 1994 fui convidado a ir ao Chile gravar um filme com a Mormaii, nunca tinha visto ondas gigantes na minha vida e nem imaginava a grandeza do projeto.

Quando chegamos em Arica, no Norte do Chile, logo no primeiro dia, havia 4 cinegrafistas filmando, era um mega projeto, até para esse momento aquela
estrutura seria grande.

Mas bem, o mais importante é que as ondas eram simplesmente enormes e tubulares, e nos primeiros dias surfei alguns dos maiores tubos da minha vida, e tudo isso enfrente ao presidente da Marca e sua esposa.

Eu estava vivendo um sonho, fazendo parte de um filme de surf no exterior, surfando altos tubos e ainda na frente do patrão!

Era melhor do que eu jamais havia sonhado. Mas no dia seguinte, quase que todo o sonho vira pesadelo.

Acordamos achando que o mar havia baixado, o Morongo, a Marisa (sua esposa) e o Rodrigo Resende, resolveram subir o lago Chungara, um dos lugares mais lindos da região para gravar um lifestyle.

Eu, o Fábio Carvalho, Netão, Flávio Vidgal e outros da equipe de filmagem, resolvemos checar o mar, pois tínhamos certeza que o mar tinha baixado e iríamos dar uma caída para relaxar.

Quando chegamos na praia, a primeira cena que lembro foi ver uma onda simplesmente gigante!

Hoje, eu diria que as ondas tinham fácil 30 pés (15 pés havaianos), o Fabinho e eu nos olhamos e não sabíamos nem o que dizer.

Eu me lembro bem de pensar, caramba nem imaginava que existia ondas deste tamanho nesse lugar. Foi uma surpresa geral!

E tudo o que eu queria era me provar, saber o meu limite. Não pensei muito, coloquei meu long, peguei uma prancha, que não tinha nada a ver com o mar, mas era minha maior prancha (uma 7’8″ super fina com uma cordinha 8 pés nacional) e fui.

Só lembro da cena entrando no canal, sozinho, pois o Fabinho só ficou observando eu entrar e aguardando os fatos, quando fui chegando perto das ondas o visual era incrível, ondas gigantes, tubos enormes.

Eu só pensava em surfar uma onda e, quem sabe, pegar um tubo daqueles.

Mas meu equipamento e minha experiência estavam muito abaixo daquelas ondas.

Depois de um pouco mais de 1 hora, tentei remar para baixo do pico pra ver se conseguia surfar pelo menos uma onda e foi ai que vi a maior série da minha vida quebrando bem em cima de mim.

Foram mais de cinco ondas que quase me afogaram. Fiquei cansado e no final fui cuspido por cima das afiadas pedras de El Gringo com as pernas cambaleando e quase sem força nem pra me mexer.

Foram momentos marcantes e adrenalizantes, mas que deram início a toda a minha história de ondas grandes. Obrigado Mormaii!

Depois de tantas histórias e anos de sucesso, qual seu sonho para 2015?

Surfar as maiores ondas da minha vida, surfar o maior tubo da minha vida, encontrar ondas novas nunca antes surfadas e viver saudável.

Qual foi seu momento mais marcante em 2014?

Minha série no Canal OFF, o Psicopato, e a viagem pela Europa e África com minha família no Nalu pelo Mundo.

O que é sentir-se Mormaii?

Sentir-se feliz, alto astral, um verdadeiro lifestyle.

Gostaria de mandar um recado pra galera que acompanha seu surf e torce por você?

Sim, minha maior mensagem é que não existe sonho impossível, basta acreditar!
Bom dia com muita alegria!