Blog Saúde | Oléos: Quais e como usar?
Com tantas opções de óleos de cozinha no mercado e com as informações diversas sobre eles, meus pacientes sempre me perguntam: Qual usar? Com o que usar? Qual a melhor opção?
O melhor é sempre o que vem de fonte natural, como por exemplo: oliva, milho e coco. Mas, como cada óleo tem uma composição que pode ser modificada de acordo com o modo de preparo, é bom ficar atento.
Óleo de Canola: Tem mais de 50% de gordura monoinsaturada na sua composição. Esse tipo de gordura é estável, portanto, pode ser aquecida – aguentando até 180°C.
Azeite de Oliva: O extravirgem é o mais nobre deles. Obtido por meio da primeira prensagem da azeitona fria, tem maior quantidade de antioxidantes. Da segunda ou terceira prensagens, surge o azeite virgem. Já o chamado azeite de oliva costuma ser uma mistura de óleos com acréscimo de azeite virgem. Combina com saladas e para finalizar massas e carnes.
Óleo de Coco: É rapidamente absorvido e metabolizado, assim sua gordura nunca é estocada. Pode ser usado em TODOS os tipos de preparações. O sabor de coco fica evidente na refeição, podendo se tornar um ponto negativo para quem não gosta.
Óleo de Girassol: Rico em vitamina E e K, que ajudam na coagulação e mantêm a saúde dos ossos. Também melhora o humor graças ao aminoácido triptofano.
Por ser resistente ao calor, pode ser usado durante o cozimento sem perder suas propriedades ou alterar o sabor. Aqueça até 200°C.
Combina com legumes e carne refogados, além de ensopado de peixe.
Óleo de Milho: Rico em ômega 3 e 6, vitamina E e A.
Pode ser aquecido, desde que não ultrapasse os 180°C.
Combina com bolos, doces e tortas.
Óleo de Linhaça: Rico em substâncias lignanas, dá uma força ao coração, além de atuar sobre o metabolismo do estrogênio e da progesterona, prevenindo câncer de mama. O óleo fortalece o sistema imunológico e nervoso. Muito usado por vegetarianos para repor as vitaminas do complexo B, mais presente em proteínas animais.
Consuma de preferência frio, em molhos para salada, misturado com iogurte ou no tempero de cottage e ricota.
Óleo de Soja: O mais comum e barato nos mercados, pode ser levado a altas temperaturas sem perder valor nutricional.
Aqueça até 180°C. Use com carne assada, refogados ou grelhados.
Óleo de Gergelim: Rico em ômega 6, ômega 9 e vitamina E.
Pode-se tomar 1 colher de sopa em jejum para melhorar o funcionamento do intestino ou em pratos como saladas de folhas verdes ou de grãos, molhos orientais e massas.