Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Karol Meyer e uma incrível aventura de bike por Santa Catarina

Karol Meyer é octa recordista mundial de mergulho e tem o fundo do mar como seu habitat natural.

Porém, nem sempre as condições são ideias para a prática e ter outras opções de treino é muito importante para manter a parte física em dia.

Ainda mais se essa preparação vier em forma de aventura, lindas paisagens e grandes amizades.

Foi o que aconteceu, recentemente, em uma jornada de bike com os amigos, saindo de Floripa, atravessado da ilha para o continente em um barco, passando por Garopaba, Imbituba, Farol de Santa Marta, até as lagoas de água potável de Jaguaruna, sul de Santa Catarina.

Mas, para saber como foi essa aventura, ninguém melhor que  a própria Karol para nos contar:  

“Inverno é época de revisar o treinamento, buscar novas motivações e aventuras.

O treinamento precisa ser eficiente, e dentro desta eficiência, devemos levar em conta a saúde mental e física, o equilíbrio entre o stress bom e o repouso.

Todo esforço feito dentro de uma atividade que você já possua uma certa preferência, poderá ser praticada com maior freqüência e com maior empenho do que outra que não esteja na sua lista favorita.

Não foge à regra o mergulho em apneia, no momento de optarmos por treinos paralelos, aeróbios e anaeróbios, temos uma gama de opções.

Dentre elas, o ciclismo é um dos mais interessantes, pois desenvolve um dos maiores grupos musculares do corpo, o mesmo que utilizamos para as batidas de pernas do mergulho. 

Se durante o inverno a condição de mar é ruim, não é motivo para ficar em casa suspirando.

O treinamento básico pode ser mantido fora da água, não somente em piscina, mas também com exercícios em academia e ao ar livre, como o ciclismo em suas diversas modalidades: spinning, uphill, circuitos variados de trilhas, morros, areia, estradas de terra e asfalto, que tornarão suas pernas prontas para a propulsão no mergulho.

O pedal mobiliza oito músculos dos membros inferiores! Também trabalhamos braços, ombros e os chamados músculos do core, que ficam na região abdominal do corpo. 

É necessário respeitar regras de segurança do ciclismo e a melhor opção  é pedalar em grupo, servindo também como um fator motivacional importante.

Recentemente, realizei uma magnífica travessia, com o grupo da Bike Dream, liderados pelo atleta Rock Waltrick, saindo de Floripa até Jaguaruna, em um total de15 ciclistas e somente eu representando o sexo feminino. 

Uma turma alegre, focada e esforçada, guiada e motivada por um campeão do ciclismo. 

Só poderíamos ir longe!

Foram 230km de treinamento variado, totalizando 1.700 metros de altimetria.

Na saída, fomos até o sul da ilha e atravessamos de barco até a ponta do Papagaio, pegamos somente dois trechos de BR-101, em Paulo Lopes e na nova ponte de Laguna. 

Os demais trechos foram todos entre morros e praias, passando pela Praia da Guarda e Gamboa, com direito a paradas estratégicas na praia de Garopaba. 

Depois, descansamos na Pousada do Ceo, na praia do Rosa.

No dia seguinte, atravessamos Ibiraquera, o canal da praia do Luz com a bicicleta nas costas, e pegamos retas sem fim de areia, com vento a favor e céu azul.

Em alguns trechos parecíamos os únicos habitantes da terra. 

Visitamos Imbituba, Laguna e até o Farol de Santa Marta, finalizando com um banho de água doce geladíssima, vindo diretamente da lagoa de Jaguaruna.

Sempre gostei de pedalar,  já fui até medalhista de ouro nas olimpíadas do colégio Catarinense. 

Hoje o meu treino favorito é o Uphill. 

Neste ano, subi o Desafio da Serra do Rio do Rastro e amei. 

Treinarei para chegar entre as primeiras no próximo ano. 

Adoro o desafio de subir os morros, a superação, a aceitação, a paciência, o momento em que enfrentamos a etapa mais difícil, aquela em que vencemos o ego, as dúvidas, as dores ou a vontade de desistir através de uma auto-observação contínua.

Atingimos uma zona de liberdade e paz, que para mim é comparável a uma expansão da consciência.  

Mente sã, corpo são e espirito elevado!”

Quer saber mais sobre as aventuras da Karol, mergulhos e cursos? Clique no link e baixe o aplicativo grátis! 

[Fotos: Joao Ricardo Mattos e Silva]