Allan do Carmo vence etapa do mundial de natação na China
Allan do Carmo venceu a 9ª etapa do circuito mundial de maratonas aquáticas realizada nesse sábado (10/10), em Chun’an, na China, com o tempo de 1h53m04s.
Após o excelente resultado, o nadador assumiu a segunda colocação do ranking geral da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação (Fina).
“Estou muito feliz pelo desempenho que tive em toda prova. Precisamos ser estratégicos para manter as coisas sob controle e buscar a ponta na hora certa. Tomei a frente nos últimos 600 metros e consegui terminar em primeiro. Estou ainda mais feliz por ser a segunda vez consecutiva que conquisto o título nessa etapa”, comemora.
O treinador Rogério Arapiraca também gostou do desempenho. “A primeira volta foi tranquila. Ele hidratou direitinho para apertar um pouco mais na segunda e fechar em primeiro lugar. Na terceira volta, ele também passou bem e, na quarta volta, se poupou um pouco mais para ter condições de administrar a prova e dar a arrancada final para chegar na frente”, comenta.
Com o resultado, Allan está a sete pontos do líder, o alemão Christian Reichert. Portanto, para conquistar o bicampeonato, o baiano precisa terminar quatro posições à frente do concorrente na última etapa do ano, que será realizada em Hong Kong, no dia 17 de outubro.
“O mínimo que posso fazer para ficar com o título é chegar em sexto e ele em décimo. Mas, vou me concentrar e me preparar ao máximo para buscar o primeiro lugar da prova e torcer para que ele mantenha a distância mínima de quatro posições atrás de mim”, explica.
Por causa do Mundial de Kazan (disputado no último mês de julho), Allan do Carmo não nadou quatro etapas do circuito. Das nove disputadas, ele esteve em apenas cinco. O atleta confirma que o planejamento da temporada está caminhando bem.
“O primeiro e mais importante passo já foi dado, que era ficar entre os dez primeiros colocados no Mundial de Kazan e garantir a vaga olímpica. Feito isso, voltamos as atenções novamente para o circuito mundial, em busca do bicampeonato. Falta uma etapa e estamos com chances reais para conquistar esse título. Vamos com tudo em Hong Kong”, garante o baiano.
[Foto: Satiro Sodré]