Blog Fitness | Prevenção de dores na lombar
Como o treinamento integrado pode ajudar na prevenção de dores lombares?
O treinamento integrado utiliza uma avaliação de movimento para diagnosticar possíveis compensações e assimetrias, além de analisar de forma isolada e integrada a mobilidade e estabilidade de cada articulação.
As pessoas que sofrem com dores lombares podem ter uma dor irradiada apresentando pinçamento do nervo ciático, uma hérnia de disco ou uma lombalgia. É preciso iniciar um trabalho de liberação miofascial de músculos como psoas maior, adutores e periforme, integrado a um trabalho de mobilidade de quadril e tornozelo nos 3 planos de movimento.
Normalmente, alguns clientes apresentam tensão e encurtamento nessas musculaturas e o trabalho de liberação de tensão e mobilidade deve ser anterior ao trabalho de estabilidade. Devemos diagnosticar se o cliente precisa de um trabalho de estabilidade de quadril nos 3 planos de movimento e do fortalecimento principalmente do glúteo médio.
Cada aluno apresenta um histórico diferente e deve ser analisado cuidadosamente por um médico ou fisioterapeuta dependendo do nível da dor na região lombar.
Se ainda não é o caso do seu aluno, mas você gostaria de realizar um trabalho preventivo, faça um diagnóstico conforme as orientações acima sobre possíveis músculos tensos, encurtados ou fracos para prevenir que os desequilíbrios aumentem e que existam grandes compensações.
Aprenda como fazer uma avaliação de movimento no curso do Método Integrado Mormaii Fitness.