Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Lawrence Wahba registra “Todas as Manhãs do Mundo”

Ao longo de 42 semanas de gravação, uma equipe de 13 cinegrafistas brasileiros e franceses se dedicou ao desafio de registrar o amanhecer da vida animal em alguns dos santuários naturais mais remotos do planeta. 

O resultado desta odisseia chega ao público em “Todas as Manhãs do Mundo”, produção inédita a ser exibida no Brasil e na América Latina pelo canal NatGeo.

Obra composta por cinco documentários de 44 minutos com direção e narração de Lawrence Wahba, a série chega à telinha cheia de expectativas, principalmente por se tratar de uma parceria com a Bonne Pioche, produtora francesa que venceu o Oscar em 2006 com o documentário “A Marcha dos Pinguins”.   

Com idéia original da bióloga e roteirista franco-alemã Judith Hausling, “Todas As Manhãs do Mundo” se diferencia das demais produções do gênero pela linguagem cinematográfica. 

As filmagens ocorreram entre outubro de 2013 e fevereiro de 2015 em locais inóspitos e contrastantes, como a Amazônia Brasileira, a Savana Zambiana, o Ártico Norueguês, o Deserto da Baja Califórnia e a Floresta Temperada do Canadá, além, claro, do fundo do mar, onde Lawrence Wahba registrou o amanhecer em seu local favorito: debaixo da água.  

Cada episódio teve cerca de 8 semanas de filmagens e 3 meses de pós-produção. 

Foram utilizadas câmeras de cinema com altíssima sensibilidade para condição de pouca luz e tecnologia de ponta, como lentes teleobjetivas de 800mm, drones, gruas, sliders, estabilizadores de imagem, micro-câmeras, lentes-macro, entre outros. 

A série conta com trilha sonora exclusiva assinada pelo maestro, compositor e arranjador Fabio Cardia, com participação da cantora Graça Cunha.

Cada documentário, que começa com Lawrence cumprimentando a audiência no idioma de onde as imagens foram gravadas, traz cenas de animais carismáticos e comportamentos impactantes.

“Todas as Manhãs do Mundo” é um registro que prembula entre os limites da ciência e da arte, configurando-se como um produto cinematográfico de entretenimento, com pitadas de aventura e bom humor, retratados com um cuidado estético e um rigor cientifico digno das maiores produções do gênero. Mas com a diferença de ser uma série brasileira!

Saiba mais sobre essa produção espetacular da Canal Azul Films no Face e Instagram de “Todas as Manhãs do Mundo”.

Trilha Sonora: Fábio Cardia

Finalização e Soundesign: Pangea Produções

Produção de vídeo: Canal Azul

[Foto: Marcelo Skaf]