Blog de natação | Quem é mais rápido nas águas: Poseidon ou Netuno?
Ambos são os deuses das águas, ambos são adorados e temidos e ambos possuem o majestoso tridente. Se um enfrentasse o outro numa prova de natação, quem triunfaria?
Antes de mais nada, vale lembrar que o mundo é composto por 3/4 de água e 1/4 de terra. Sendo assim, o título de Deus das águas é algo que simboliza extremo poder em qualquer mitologia.
Poseidon, o deus da mitologia grega, é o terceiro filho de Cronos e Rhea. Ele é o deus supremo dos mares, das ondas, das correntes, das marés, das tempestades marinhas e costeiras. Ao longo de sua trajetória, estendeu seus domínios para as nascentes, lagos e rios. Para completar sua magnitude, era o dono da magnífica ilha de Atlântida.
Considerado um deus temperamental, os gregos promoviam diversas rezas e oferendas, orando por águas calmas e tranquilas para a navegação.
Netuno, o deus da mitologia romana, é o irmão do meio entre Júpiter e Plutão. Originalmente era conhecido como o deus da água doce e das águas correntes. Há diversos registros históricos sobre celebrações romanas para Netuno, principalmente quando a água doce ficava escassa.
Netuno, na mitologia, foi ampliando seus domínios e acabou tornando-se o deus dos mares.
Na natação em águas abertas, o ambiente de competição nunca é igual, ao contrário do que acontece nas piscinas. Alguns nadadores apresentam melhores resultados em água doce, outros em água salgada, alguns nadadores preferem água fria e outros nadam melhor em águas mornas, alguns nadadores preferem nadar ao calor do meio dia e outros nadam melhor na brisa fresca do amanhecer.
Percebe-se que as variáveis são enormes. Se Netuno competisse contra Poseidon em água doce, certamente era o favorito, pois primeiro se tornou deus dos lagos e rios e somente mais tarde veio a dominar os oceanos.
Por outro lado, se a competição fosse em água salgada, Poseidon certamente seria o favorito. De certa maneira, estaria mais adaptado as ondas e ventos, e levaria vantagem sobre Netuno.
Assim, se ambos viessem a disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 nas águas de Copacabana, poderíamos dizer que o deus grego Poseidon seria o candidato a medalha de ouro.
Por Patrick Winkler e Steven Munatones