Marco Giorgi consagrado em Pipeline
Anos de dedicação, viajando e surfando as ondas mais perfeitas, pesadas e tubulares do planeta, foram recompensados de forma consagradora para Marco Giorgi durante o Pipe Pro 2016, finalizado nessa terça-feira (02/02) nas ondas de Banzai Pipeline, North Shore de Oahu, Hawaii.
O evento, que reuniu alguns dos maiores especialistas em tubos do planeta — como Kelly Slater (vencedor da etapa), John John Florence, Jamie O’brien e Bruce Irons — teve um gosto especial para o uruguaio.
Marco sempre destacou-se nessas condições e, finalmente, pode mostrar ao vivo, para todo o mundo, como sente-se confortável quando o mar fica realmente pesado.
Estilo e fluidez | Foto: WSL/Brian Bielmann
Pipeline superou as expectativas e quebrou como poucas vezes se viu em uma competição, proporcionando o espaço ideal para o surfista da equipe Mormaii apresentar tudo o que sabe com apenas mais três pessoas na água, ao invés da fervorosa multidão habitual.
Giorgi venceu baterias incríveis, repletas de locais famintos, derrubou favoritos, levantou a galera na areia e arrebatou os fãs nas redes sociais.
Sua performance insana ainda foi enaltecida com uma nota 9.67 para Backdoor, um dos poucos tubos completados pra direita nesse dia.
Técnica e atitude | Foto: WSL/Brian Bielmann
O site da WSL noticiou assim sua participação: “Tivemos um pacote de surpresas durante o evento, nenhuma maior que o uruguaio Marco Giorgi, que está competindo no QS há alguns anos, mas nessa terça-feira definitivamente entrou para a festa, mandando Jack Robinson (AUS), Koa Smith (HAW) e Kai Berger (HAW) pra casa. A performance incrível de Marco só parou nas mãos de Kelly Slater e Bruce Irons na semi-final, mas seu nome, definitivamente, entrou para o radar.”
Frontside turbinado | Foto: WSL/Brian Bielmann
Quem também fez bonito na etapa foi Ian Gouveia, outro atleta que sempre representa em Pipeline.
Ian ficou no round 5, mesmo surfando a onda mais casca-grossa da sua bateria, com uma nota 9.50 em um tubo muito profundo.
Dever cumprido | Foto: WSL/Brian Bielmann
Com a 5ª colocação no QS 3000, Marco avança no ranking do Qualifying Series, confirma definitivamente sua presença entre os melhores tube riders do planeta e começa 2016 de forma consagradora.
Resultados do Pipe Pro 2016:
1º Kelly Slater (EUA)
2º Jamie O’Brien (HAW)
3º Makai McNamara (HAW)
4º Bruce Irons (HAW)
5º Marco Giorgi (URU)
Do Hawaii, o uruguaio segue para Austrália, Indonésia e Califórnia, onde participará de competições importantes e produzirá imagens incríveis em alguns dos picos mais clássicos do mundo.
Abaixo, você assiste ao vídeo das finais.
[Foto de capa: WSL/Tony Heff]