Pai e filha em uma travessia de moto inspiradora
Rafael Barata realizou uma travessia incrível na companhia da filha Maria Clara, percorrendo quase 10 mil quilômetros de moto por alguns dos lugares mais fascinantes da América do Sul.
Uma aventura inesquecível que ele fez a gentileza de narrar, com detalhes, no texto abaixo.
“Amyr Klink, sabiamente, disse certa vez que um homem precisa viajar, não por meios de histórias, mas com os próprios pés, para saber o que é seu; que precisa sentir o frio para desfrutar o calor, e o oposto.
Não há meio mais apropriado para experimentar tais sensações e compreender tais conceitos do que em uma viagem de moto, pois somente assim, de bicicleta ou à pé, estamos totalmente expostos às intempéries, ao clima e a todos os elementos que nos cercam.
Como eu já havia desfrutado de todos esses benefícios outras vezes, quis dividir essas emoções e sensações com minha filha Maria Clara, de 15 anos.
Apesar da grande responsabilidade pela segurança dela, valeu a pena, pois vivenciamos momentos enriquecedores.
Vimos paisagens fantásticas e uma incrível diversidade de biomas, desde as incomparáveis Cataratas do Iguaçu; passando pelas planícies do Chaco; pelas grandes altitudes da porção argentina da Cordilheira dos Andes, na região de Purmamarca e Susques; pelas Salinas Grandes; por Paso Jama e pelo Deserto do Atacama propriamente dito.
Nos banhamos nas águas frias do Pacífico, na costa Chilena, subimos os Caracoles, em Los Andes, cruzamos o Paso de Los Libertadores, nos deliciamos com as curvas, túneis e belezas da estrada no entorno de Mendoza, deliramos com a maravilhosa paisagem formada pela cheia do Rio Paraná, que cercava a estrada por uma extensão de 60 quilômetros, desde Rosário até Victória, ainda na Argentina e, por fim, nos esbaldamos nas belas estradinhas estaduais do sul do país, especialmente as de Santa Catarina.
Ao todo, foram 9.188km percorridos, desde o nível do mar até 4.839m de altitude, sob sol e calor, sob a luz da lua e chuva, sempre em ótima companhia, não só da minha filha, mas também dos amigos Guilherme e Maurício, além de outros bons amigos feitos no curso da viagem, que muito nos ensinaram, compartilhando conosco suas experiências ou simplesmente afetividade.
Só tenho a agradecer a Deus por também ter sido companhia constante (nas viagens e na minha vida) e por me permitir vivenciar esses momentos memoráveis que tento repartir.”
[Fotos: Guilherme Orlando, Rafael Barata e Maria Clara Barata]
Clique aqui e conheça a linha de equipamentos Cordillera.