Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Blog Saúde | A Influência da Alimentação na SAÚDE

O conhecimento da relação da alimentação com o bem-estar físico e o pleno desenvolvimento mental e emocional já existia desde os tempo antigos.

Atualmente, as doenças crônicas representam a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro. Isso é reflexo das grandes mudanças que vêm ocorrendo no estilo de vida das pessoas, nos hábitos alimentares e nos níveis de atividade física.

A mudança nos hábitos alimentares e nos padrões dos níveis de atividade física pode influenciar fortemente vários fatores de risco na população, como por exemplo, obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, alteração nos níveis de glicose sanguínea.

Os hábitos alimentares de hoje produzem uma série de desequilíbrios nutricionais: consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, alta ingestão de sódio e baixo consumo de potássio, consumo excessivo de calorias, diminuição da ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos e em fibras, elevado consumo de açúcares refinados e deficiência seletiva de algumas vitaminas e minerais, conjuntamente com o excesso de consumo de bebidas, principalmente bebidas alcoólicas.

Uma alimentação rica em frutas e verduras, assim como a prática de atividades físicas diárias são fundamentais para a saúde, ambos os fatores podem controlar e reduzir a pressão arterial, diminuir o percentual de gordura e até melhorar o metabolismo da glicose.

Diversos mecanismos podem mediar esses efeitos protetores, envolvendo antioxidantes e micronutrientes, como os carotenóides, vitamina C, ácido fólico, fibras e substâncias fotoquímicas, presentes nos alimentos funcionais.

Os principais componentes desses alimentos que contribuem na prevenção das doenças cardiovasculares são as isoflavonas (soja), as lignanas e o ômega-3 (contidos nas sementes de linhaça), as beta-glucanas (aveia), a gordura monoinsaturada e os agentes fenólicos (do azeite de oliva) e o resveratol (oleaginosas, uva e vinho tinto).

Estas e outras substâncias bloqueiam ou suprimem a ação dos agentes cancerígenos, e como antioxidantes, evitam danos causados pela oxidação do DNA.

Segue abaixo alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde.

fonte [ www.saudeativa.net ]