Blog Fitness | O hábito de caminhar contribui para manter a saúde
No universo fitness há uma infinidade de exercícios, mas dificilmente existe uma modalidade mais fácil de ser praticada que a caminhada. Concordam? Além de ser fácil de realizar, pode ser feita a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade, é economicamente acessível para todos e quem dispõe de uma esteira, pode fazer dentro de casa mesmo.
Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. A Mormaii Fitness, a fim de incentivar a pratica de exercícios, reuniu alguns benefícios que esse hábito pode proporcionar para as pessoas. Depois de conferir, coloque o corpo em movimento
Aumenta a sensação de bem-estar
A prática contribui para melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima. Uma pesquisa, realizada na Universidade de Essex, no Reino Unido, comparou dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental. Os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.
Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
Quando estamos acostumados a gastar uma determinada quantidade de energia e começamos a caminhar, o corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas. Ou seja, dependendo da intensidade, vai manter o peso em equilíbrio ou contribuir para emagrecer.
Protege contra derrames e infartos
Caminhar ajuda a controlar a pressão sanguínea, fator de proteção contra derrames e infarto. Além disso, o exercício regula os níveis de colesterol no corpo, agindo tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.