Circuito Mormaii coroa campeões Brasileiros de SUP wave 2016
Balneário Camboriú (SC) recebeu no último final de semana (dias 04 e 05 de dezembro) os melhores surfistas de SUP wave do país para as disputas da última etapa do Circuito Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira (CBSUP).
O Mormaii Stand Up 2016 apresentou o que há de mais moderno no universo da modalidade.
Na água, um verdadeiro show de manobras e muita emoção, afinal, nada menos do que dez títulos nacionais seriam decididos na competição.
As ondas também fizeram sua parte e desde a primeira bateria formaram a pista perfeita para que o público presente na praia, ou assistindo ao vivo pela internet, pudesse acompanhar o que há de melhor no esporte.
O mar foi melhorando e aumentando de tamanho à medida que as finais iam se aproximando.
Nas categorias profissionais, a expectativa era grande, sobretudo entre os homens.
Leco Salazar , que liderava o ranking com boa vantagem, poderia perder o título caso fosse eliminado nas primeiras fases e Luiz Diniz, Adriano Trinca Ferro ou Wellington Reis, vencessem a disputa.
Porém, se Leco chegasse à final, ninguém mais o alcançava. Mais uma vez ele mostrou sua veia de competidor ao fazer uma semifinal extremamente técnica contra Caio Vaz, Ian Vaz e Luiz Diniz.
Avançaram Diniz, em primeiro, e Leco em 2o. Com o resultado, o santista garantiu o bicampeonato brasileiro de SUP Wave.
Vale lembrara que o título de 2009 também foi conquistado em um evento patrocinado pela Mormaii, mais precisamente o Mormaii Ibiraquera Wave Contest, primeiro campeonato da modalidade no país.
Luiz Diniz venceu a etapa | Foto: ASUPBC/Carlos Martins
Na grande final, disputada entre Luiz Diniz, Adriano Trinca Ferro, Leco e Carlos Martins, revelação da prova, o mar apresentava ondas com cerca de um metro na série.
Com direito a sua 2a nota 10 na competição, Luiz Diniz venceu a disputa, seguido por Adriano Trinca Ferro na 2a colocação, Leco Salazar em 3o e Carlos Martins em 4o.
Aline Adisaka campeã| Foto: ASUPBC/Luciano Meneghello
Entre as mulheres, a situação era mais favorável à líder Aline Adisaka. Com uma etapa a mais do que suas adversárias na briga direta pelo título, Aline só perderia se fosse eliminada na primeira rodada, o que não aconteceu.
A paulista foi até a final, venceu a etapa e sagrou-se a grande Campeã Brasileira 2017.
Parabéns aos atletas, organizadores e todos envolvidos nesse evento histórico para o SUP wave brasileiro.
O ranking completo de todas as categorias pode ser conferido no site da Confederação Brasileira de SUP (CBSUP):
[Foto de capa: ASUPBC/Luciano Meneghello]