National Geographic registra o resgate mais sinistro que você já viu
Nazaré é considerado o campo de provas mais difícil para um piloto de tow in.
Tudo começa com o fato de não existir canal, ou seja, da linha de arrebentação para dentro, é como se você estivesse em um campo de batalha com bombas sendo lançadas por todos os lados.
Cabe ao piloto desviar das espumas gigantes, bater de frente nas ondas, e ainda dar um jeito de achar seu parceiro no meio de tanta água.
Não por acaso, cada dupla de tow in precisa ter mais um jet apenas para resgatá-la.
Ou seja, o surfista tem seu piloto de resgate, e até o piloto conta com outro resgate.
Isso ocorre justamente porque é comum capotar o jet ski em Nazaré, acontece toda hora, mesmo com os melhores surfistas do planeta.
Foi o que aconteceu com a dupla Pedro Scooby e Lucas Chumbinho durante o swell gigante que rolou em Portugal no Carnaval.
Pedro caiu na onda, Lucas o resgatou mas no meio da fuga o jet capotou e os dois ficaram à deriva.
Foi a vez de Everaldo Pato entrar em ação.
Com muita calma, coragem e técnica, ele iniciou a busca pelos amigos na zona mais crítica de Nazaré, bem em frente as pedras, onda toda água do pico reverbera no penhasco, deixando a condição muito mais balançada, imprevisível e assustadora do que normalmente é.
Sem contar que Pato era a última chance da dupla, se ele capotasse, seus amigos estariam em apuros e não haveria outro jet para tirá-los da enrascada.
A seguir, você confere uma reportagem da BeachCam de Portugal, entrevistando os surfistas no dia do acidente.
Porém, com certeza, as melhores imagens, com a ação completa, foram registradas pelo National Geographic e, não por acaso, já ultrapassou os 2 milhões de visualizações.
[Imagens: Divulgação]