5 Curiosidades Olímpicas
Os Jogos de Tokyo se aproximam e para deixar você por dentro de alguns fatos interessantes, separamos 5 Curiosidades Olímpicas. Você sabe quem foi o atleta mais jovem a participar das competições? O mais cara de pau de todos os tempos? Que o Tarzan já levou seis medalhas pra casa? Segue o fio e se liga nessa história.
1. O atleta mais jovem dos Jogos Olímpicos
Paris foi sede das Olimpíadas de 1900 e mantém uma recorde que perdura até hoje, 121 anos depois, que é a do atleta mais jovem a competir nos jogos. O dono do feito é do timoneiro da equipe holandesa de remo, na época com 10 anos de idade. Uma responsabilidade e tanto para uma criança.
2. O significa do símbolo olímpico
Sabia que os arcos do símbolo olímpico representam os cinco continentes da Terra? América, Ásia, África, Europa e Oceania. Mais que isso, pelo menos uma das 5 cores dos arcos (amarelo, verde, vermelho, preto e azul) está presente na bandeira de algum país existente no mundo. No caso do Brasil, temos três: verde, amarelo e azul.
3. O atleta mais cara de pau de todos os tempos
Até que se prove o contrário, Fred Lorz é medalha de ouro no quesito cara de pau. O maratonista americano foi desclassificado dos jogos de 1904, em Saint Louis (EUA), por pegar carona de carro e desembarcar faltando seis quilômetros para a linha de chegada da maratona. Pode isso Arnaldo?
4. Tarzan medalhista olímpico
Você provavelmente nunca ouviu falar de Johnny Weismuller, mas ele foi um ícone em seu tempo. Além de superstar, protagonista do primeiro filme do Tarzan no cinema, foi ele quem inventou o bom velho grito de guerra do Tarzan. Nascido no Império Austro-Húngaro, o ator-atleta ganhou seis medalhas olímpicas, quebrou 67 recordes mundiais e ainda fez 12 filmes como o homem das selvas. Haja fôlego!
5. O Rei do Surf nas Olimpíadas
Acostumado a nadar nas águas salgadas de Honolulu, Duke Kahanamoku, o Rei do Surf, tinha menos de um ano de treino nas piscinas quando se aventurou pela primeira vez nas Olimpíadas.
Completou os 100 metros em 1m03s4 e levou a medalha de ouro de volta pro Hawaii.
Dois ouros, duas pratas e três jogos olímpicos mais tarde, o havaiano fez da glória olímpica a melhor propaganda possível para sua terra natal e transformou para sempre a imagem dos surf perante o mundo.
Medalhas de Duke Kahanamoku nas Olimpíadas
1912 – Estocolmo – 100m livre – ouro
1912 – Estocolmo – 4 x 200m livre – prata
1920 – Antuérpia – 100m livre – ouro
1920 – Antuérpia – 4 x 200m livre – ouro
1924 – Paris – 100m livre – prata