Monitoramento Mirim Costeiro e um Feliz 2018
Está oficialmente aberta a temporada para atividades de educação ambiental neste verão no Monitoramento Mirim Costeiro (MMC)!
É que a partir da concretização do sonho de ter uma sede inaugurada, o MMC possibilita agora várias atividades de verão para a garotada que está de férias.
Semanalmente, de segunda-feira à sábado, das 15h às 20h, estará aberta ao público, tanto para moradores de Garopaba (SC) como turistas, que poderão participar de diversas ações de educação ambiental como: práticas de pesquisa, explicações sobre o mini museu do mar, mini-curso sobre os oceanos, sessões de filmes sobre o universo marinho e expedição científica, entre outras.
A sede do MMC fica na Rua Aderbal Ramos da Silva, 46, no Centro Histórico de Garopaba e para participar das atividades basta ir até o local ou entrar em contato pelo telefone 48 9917-11601 e se agendar.
A ideia dos educadores é socializar esta prática de educação ambiental para o maior número de crianças para que se conscientizem sobre a importância de preservar o ambiente onde moram, pois esta ação local repercutirá no planeta.
A metodologia do MMC utiliza a aprendizagem participativa através da pesquisa, do aprender-fazendo dentro do contexto sociocultural.
Agora o novo desafio da equipe é conseguir conquistar ‘padrinhos’ para ajudar a custear as atividades educativas da sede.
O Monitoramento Mirim Costeiro (MMC) é um programa pioneiro no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC).
Por meio de atividades lúdicas, saídas a campo, palestras e pesquisas é direcionado a alunos do 4º e 5º ano.
Desde 2012 foram beneficiados 1.500 alunos de 12 Escolas Municipais de Garopaba (SC), além de envolver mais de 30 professores da Rede de Ensino.
Realizaram 114 saídas a campo, 197 aulas teórico-participativas, além da instalação de 22 placas informativas nas principais vias de acesso das praias monitoradas.
Receberam o Prêmio América Latina Verde 2017, na categoria Oceanos, sendo hoje o melhor programa de educação ambiental da América Latina, dentre outros importantes destaques nacionais e internacionais.
É uma Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil.
A maior motivação da equipe é proporcionar às crianças uma oportunidade de aprendizagem prática in loco, que as conecte e aproxime do ambiente onde vivem, despertando o sentimento de pertencimento e apropriação com o seu território.
Conheça mais detalhes do Monitoramento Mirim Costeiro no site