Descubra a Surfitness Board Mormaii
Surfitness Board Mormaii
Treinamento funcional em especificidade: entenda essa tendência.
Exercícios funcionais e o seu corpo.
Grande parte das pessoas relacionam o corpo à estética corporal, é muito comum idealizarem obter baixo percentual de gordura e o desenvolvimento muscular, ou até mesmo a melhorar a postura.
Sem dúvida, melhorar a estética aumenta a autoestima e autoconfiança.
Porém, a aparência estética do corpo não deve ser o único foco. Além disso, mudanças estéticas serão consequência da prática regular de exercícios físicos. Ao planejar uma rotina de treinamento, você deve considerar como é o seu corpo e que construção corporal você deseja alcançar.
Seu corpo pode ser forte, resistente e ainda ser ágil.
Por isso, ao definir seus objetivos e tipos de exercícios físicos que vai praticar, lembre-se de contemplar todas as capacidades físicas necessárias para construção do corpo que você deseja: força e resistência muscular; flexibilidade e mobilidade articular; capacidade respiratória; equilíbrio; agilidade; coordenação motora, etc.
Diariamente você realiza movimentos naturais como: agachar, levantar, girar, correr, saltar, sustentar ou suspender o próprio peso corporal, empurrar, puxar, entre outros.
O exercício funcional surgiu com base na necessidade de realizar treinos completos que desenvolvam todas as capacidades físicas necessárias que você realize seus movimentos e ações cotidianas com facilidade, sem dor ou desconforto.
Esse tipo de treinamento tem atraído grande número de adeptos, devido a facilidade de poder ser executado em casa ou em qualquer outo lugar.
São utilizados exercícios com peso corporal, que podem ser combinados com equipamentos complementares como: alteres, kettlebell, corda, cones, fita de suspensão, resistências elásticas, etc.
Treinamento funcional e maior gasto calórico
Na área de Pilates, modalidade que executa exercícios e técnicas para fortalecimento, prevenção de lesões e reabilitação surgiu o uso de bases instáveis, como: bola suíça, bosuball, rolo de madeira, entre outras.
Estudos demonstraram que executar exercícios e movimentos em bases instáveis resultam no aumento da ativação muscular em até 47,33% (Behn e Colado, 2012).
Na prática, podemos dizer que um exercício realizado em base instável, além de ativar a musculatura principal do movimento (músculos agonistas), ativa também musculaturas complementares estabilizadoras, principalmente do Core (músculos responsáveis por dar estabilidade para o quadril, pelve, abdômen e coluna vertebral).
Com a maior ativação muscular pode-se alcançar o aumento do gasto calórico em até 30% em cada sessão de treino.
Sabendo disso, não demorou para que professores de Educação Física e Fisioterapeutas complementassem o treinamento funcional com bases instáveis.
Ao utilizar bases instáveis no treinamento funcional é preciso conhecimento e ficar atento a segurança.
Você deve iniciar exercícios com movimentos simples e nível de instabilidade baixo, evoluindo para movimentos mais complexos e bases mais instáveis de acordo com seu nível de habilidade e condicionamento físico.
Desta forma, evita-se acidentes e lesões.
Exercício funcional e Esporte
Se você pratica algum esporte, seja como hobby, diversão, lazer ou até mesmo de forma profissional, deve considerar em seus objetivos e em sua programação de treinos, o que é preciso para manter ou desenvolver em seu corpo para atingir a performance desejada.
Cada modalidade possui suas especificidades: capacidades motoras exigidas; gestos motores e técnicos; tipos de movimentos sejam de: precisão, força, resistência, potencia, explosão, agilidade, equilíbrio, etc.
Conheça a Surfitness Board Mormaii
A Surfitness Board Mormaii é uma estação completa para treinamento funcional.
O equipamento possibilita realizar treinamentos diferentes dos treinos convencionais.
A plataforma instável em formato de prancha de surf permite a regulagem do nível de instabilidade, isso possibilita que pessoas de todos os níveis de condicionamento físico realizem exercícios em segurança.
Com este equipamento você poderá treinar para construir um corpo capaz de realizar as suas ações cotidianas e esportivas.
Para praticantes de surf, stand up paddle e esportes afins, a Surfitness permite treinar fora d’agua gestos motores e técnicas do esporte (remada, drop, grab rail, joelhinho, peixinho, etc.).
A repetição fora d’agua resulta em aprimoramento e automatização dos movimentos técnicos.
Você poderá simular a posicionamento em tubo, com uma das mãos na parede da onda e a outra na borda da prancha simular o posicionamento para frear e acelerar, tudo isso em equilíbrio sobre a prancha, e até mesmo poderá utilizar uma resistência elástica para simular a resistência e força da parede para puxar e exigir ainda mais da sua preparação.
O resultado é não errar na hora da execução nas ondas… enfim estar preparado, performar melhor e fazer a cabeça.
Se você pratica outros esportes, foque nas especificidades da modalidade que pratica, e utilize as muitas possibilidades da estação funcional Surfitness Board Mormaii.
Experimente realizar movimentos do Surf ou do SUP, teste seu equilíbrio, flexibilidade, força e resistência, afinal equilibra-se na prancha e executar os gestos motores desses esportes exigem e trabalham todo o corpo.
Desafie-se, surpreenda-se, quem seu próximo passo será arriscar a prática esportiva nova.
Conheça a Surfitness Board Mormaii
Vídeo 1
Vídeo 2
Dica Importante
Vale lembrar que uma rotina de treinamento funcional envolve conhecimentos específicos, se você busca estabelecer uma rotina de exercícios funcionais recomendamos que procure a ajuda de um profissional de Educação Física especializado.
O ponto de partida deve realizar uma avaliação física prévia e a partir dela desenvolver a programação de exercícios.
Uma avaliação física detalhada é determinante para identificar: desequilíbrios e encurtamentos musculares, desvios posturais, objetivos e restrições para execução de exercícios físicos.