Lucas Chumbo conquista o “Oscar das ondas grandes” do surfe
O surfista brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca faturou o prêmio de “Maior Onda” no Surfer Big Wave Challenge 2024, conhecido também como o “Oscar das ondas grandes” do surfe. O evento, que é promovido pela tradicional revista Surfer, aconteceu no dia 19 de outubro em Nazaré, Portugal, e distribuiu mais 160 mil dólares em premiação. Chumbo concorreu nas categorias Surfista do Ano (masculino) e “Maior Onda” por ter surfado duas ondas gigantes em Nazaré no começo deste ano.
“Receber o prêmio de maior onda do ano no Big Wave Challenge é mais do que uma conquista, é a realização de um sonho que carrego desde sempre e que só foi possível graças a uma equipe incrível! Cada momento no mar, cada dedicação, só faz sentido porque tenho uma equipe que não mede esforços para que tudo aconteça. Esse troféu é nosso! Obrigado por estarem comigo em cada desafio, em cada onda que enfrento. Isso me inspira a ir ainda mais longe e encarar a nova temporada com o coração cheio de coragem e determinação”, comemorou Chumbo.
Para ficar com o prêmio na categoria “Maior Onda”, Chumbo superou o havaiano Steve Roberson. Já na categoria “Surfista do Ano”, o brasileiro concorreu com o californiano Jogo Roper e o havaiano Nathan Florence, que venceu o prêmio. Além de Chumbo, outro nome brasileiro de destaque foi Michelle des Bouillons, que conquistou o prêmio de “Maior Onda” no feminino.