Miguel Pupo garante vaga na elite do Circuito Mundial de surfe de 2025
Miguel Pupo está de volta à elite do surfe mundial. O surfista de 32 anos garantiu a sua vaga para a o Circuito Mundial em 2025 após vencer a quarta bateria da segunda fase do Challengers de Saquarema, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14). A conquista da vaga foi uma espécie de redenção para Miguel, que em abril, na quinta etapa da WSL, em Margaret River, na Austrália, não havia conseguido passar pelo corte. E a conquista da vaga foi ainda mais especial, já que Miguel voltará à elite ao lado de seu irmão mais novo, Samuel Pupo, que lidera o Challengers.
“Estou muito feliz em estar de volta à elite. O ano foi longo e assim que acabou o corte eu estava bem cansado mental e fisicamente. Mas estou muito feliz de ter boas pessoas ao meu lado. O meu irmão (Samuel Pupo) foi bem e isso me acendeu um fogo novamente. Durante o ano os resultados foram vindo e aí eu fui me animando cada vez mais. Então, estou feliz de ter garantido essa vaga e de ter a Mormaii ao meu lado, o que me deu toda a tranquilidade para fazer o meu trabalho. E 2025 é logo ali. Vou descansar um pouco e em seguida já começo a preparação para o ano que vem”, declarou Miguel Pupo.
O Brasil já tem garantido ao menos nove surfistas na elite mundial em 2025, mas esse número pode subir para 11, já que o dez primeiros do Challengers Series, a divisão de acesso, se classificam, e os brasileiros Edgard Groggia (6º) e Michael Rodrigues (9º) ainda estão brigando por vaga. Caso eles consigam a classificação, o Brasil poderá ter 11 entre os 36 surfistas da elite mundial, o que aconteceu apenas quatro vezes na história (2001, 2018, 2019 e 2021). Além dos irmãos Pupo, garantiram vaga os surfistas Ian Gouveia e Alejo Muniz. Os quatro se juntam Italo Ferreira, Yago Dora, Gabriel Medina, João Chianca “Chumbinho” e Filipe Toledo.