11º Campeonato Brasileiro de Wakesurf Mormaii
Mateus Herdy conquistou duas notas 10 na grande final em 2013 | Foto: Tico Fonseca
O Campeonato Brasileiro de Wake Surf Mormaii comemora, nos dias 11 e 12 de outubro, sua 11º edição.
O evento, como sempre, acontece em frente ao Mormaii Surf Bar, à beira do Lago Paranoá, em Brasília.
Uma grande festa é esperada com ansiedade pelos surfistas do Cerrado e seus convidados.
A diversão começa assim: Uma onda mecânica é formada na popa de uma lancha, especialmente adaptada. Em seguida, cada atleta inicia a performance esquiando atrás do barco, como se fosse praticar wakeboard, até o momento em que sente-se seguro para soltar a corda e prosseguir apenas com a velocidade da própria onda.
O atual defensor do título é o jovem Mateus Herdy, campeão da etapa em 2013.
André Romão, organizador da prova, relembra, com bom humor, como tudo começou. “A idéia surgiu através do Campeonato Brasiliense de Surf, realizado desde 1995, em Garopaba (SC). Estávamos cansados de ser haoles e resolvemos criar um evento onde o surfista do Cerrado pudesse ser local.”
O 11º Campeonato Brasileiro de Wake Surf Mormaii, apresentado pelo Movimento dos Sem Praia, será disputado nas seguintes categorias: Open Nacional Masculino Wakesurf, Open Nacional Feminino Wakesurf, Open Nacional WakeSUP.
Cronograma:
Sábado (11/10)
– Eliminatórias (10h às 20h30)
– Palestra com Carlos Burle e Caio Vaz (à confirmar), exposição de arte com Carlos Carpinelli e lançamento do Livro do Amauri.
– Show e confraternização (21h às 23h)
Domingo (12/10)
– Quartas de final (9h às 15h) – Os 16 melhores do sábado disputam, em 4 baterias de 4 atletas, 4 vagas para a final. Classifica-se o melhor surfista de cada bateria.
– Concurso Garota Best Shape (15h às 16h)
– Finais (16h)
– Sunset SUP Yoga Mormaii (17h30)
– Show com festa no Barco (18h)