Allan do Carmo e o Dia da Natação
Hoje, 8 de abril, é o Dia da Natação, data criada para ajudar a promover um dos esportes mais completos ao desenvolvimento físico humano.
Até mesmo para os surfistas é uma prática essencial, ainda mais para os jovens que estão iniciando nas ondas.
A prática é quase tão antiga quanto o próprio homem, afinal, vivemos em um planeta cercado de água por todos os lados e ela é peça fundamental para nossa sobrevivência.
A natação é um dos esportes mais praticados no Brasil e, embora os índios já nadassem por aqui durante toda sua existência, oficialmente ela só foi introduzida no país em 1897.
A evolução foi rápida e, já no ano seguinte, realizou-se o primeiro campeonato brasileiro da modalidade.
“Esporte é vida” | Foto: Satiro Sodre
Um grande exemplo de nadador é Allan do Carmo, campeão mundial de maratonas aquáticas em 2014, que, nesse exato momento, está nos EUA se preparando para mais uma competição, já de olho nas Olimpíadas do Rio 2016.
Allan, como muitos outros atletas, iniciou suas atividades físicas ainda pequeno, aos 7 anos, por indicação pedagógica.
Como resultado, viu sua saúde e alimentação melhorarem e até mesmo as companhias foram influenciadas por seu estilo de vida saudável. “Sempre andei com pessoas mais voltadas para o esporte do que para as festas. A natação é um esporte completo, aeróbico e de pouco impacto, que a ajuda muito na saúde e bem-estar do ser humano”, afirma.
Para quem quem gostaria de iniciar nas piscinas, mas está em dúvida, um recado do campeão. “Nunca é tarde para começar, especialmente na natação, que traz muitos benefícios. Esporte é vida.”
Parabéns aos nadadores pelo seu dia. Agora é hora cair na água e comemorar!