Allan do Carmo treina na altitude
Allan do Carmo, e demais membros da seleção brasileira de maratonas aquáticas, estão em Colorado Springs, nos Estados Unidos, para a realização do treinamento de altitude.
O centro de treinamento de Colorado Springs fica a cerca de 1.800m em relação ao nível do mar.
A mudança de pressão é utilizada para dar mais resistência aos nadadores ao longo do ano.
Mas, além da altitude, eles precisam também se adaptar ao frio. Nos últimos dias, o termômetro chegou a -12ºC.
Apesar da mudança drástica, a equipe não teve muito tempo para adaptação e a rotina de treinamentos tem sido dura.
Em alguns dias chegam a acordar antes das 4h da manhã. São dois períodos de treinamento na piscina, dois treinos físicos e quatro refeições diárias com horários bem delimitados para não atrapalhar os outros usuários do complexo.
“Esse é um treinamento para criar uma base para o resto do ano. Aqui vamos fazer o maior volume possível de treino para aumentar a nossa resistência. Aqui não temos a distração da família, dos amigos ou dos estudos.
É tudo especificamente voltado para o treinamento em alto rendimento e intensidade. Acordamos e dormimos tendo a natação como foco principal. Não que no dia a dia em nossas cidades não seja assim. Mas, aqui, não temos nenhuma saída que possa desviar o foco.
Durante a atividade, a disciplina é fator primordial, também porque estamos rodeados de pessoas com costumes diferentes e, por isso, é necessário total adaptação e respeito ao que é regra no espaço comum.
Por exemplo, no restaurante, não podemos repetir a refeição com o prato sujo, tem que ser sempre com o prato limpo; não podemos entrar na área da piscina de tênis; você só pode ir onde o seu cartão de identificação permite, não pode passar por determinadas áreas, entre outros”, revela Allan.
Com o pensamento voltado apenas para a natação, os brasileiros têm à sua disposição diversos equipamentos.
Na parte aquática, estrutura para filmagem, placar, jacuzzi, piscina para recuperação e hidromassagem.
Fora da água, academia, ultrassom e os mais variados aparelhos para o treino de alto rendimento.
A seleção brasileira ficará no Colorado por três semanas. O próximo compromisso internacional dos maratonistas aquáticos será no dia 13 de março, na segunda etapa da Copa do Mundo, em Abu Dhabi.