Blog de natação | Como se adaptar a água fria?
Estamos no fim de outono caminhando para o inverno 2015 e a natação passa a ser uma esporte com certo receio de ser praticado.
Muitos atletas que nadam em piscina de 50 metros, sentem a temperatura cair, quando a maquina de aquecimento não é boa, já para quem nada em mar ou represa, o desconforto fica mais acentuado.
Pesquisando em diversos websites internacionais segue 7 dicas para manter a qualidade de suas braças:
01 – Usar duas toucas
Ao utilizar 2 toucas, a cabeça do nadador fica menos sensível a temperatura da agua. É uma pratica muito antiga e que funciona muito bem
02 – Utilizar Wetsuit
Cada vez é mais comum ver nadadores utilizando wetsuit inclusive na piscina. Não necessariamente precisa ser um long John, peças separadas como calça ou bermuda ou colete já ajudam muito
03 – Touca de Neoprene
A dica é uma mistura dos intens 01 e 02 citados acima. Muitos consideram o neoprene na cabeça mais confortável que o silicone.
04 – Protetor Auricular
O famoso tampão de ouvido é um acessório muito mais procurado no inverno do que no verão. Muitos atletas tem ouvido sensível a agua fria.
05 – Aquecimento
Se no verão já é importante , no inverno é muito mais. Tente fazer exercícios de aquecimento fora da água ao menos por 10 minutos.
06 – Bolhas de ar
Ao cair na água fria, uma maneira de respirar melhor com o corpo submerso na água é fazer bolhas de ar, trabalhando continuamente o pulmão.
07 – Performance
Para o atleta que participa de maratonas aquáticas, muitas vezes terá que competir em condições onde a agua está fria. Quem treina eventualmente em aguas com temperaturas mais baixas, obviamente estará mais preparado para provas com a mesma temperatura da água.
Boas Braças!