Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Blog de natação | Leo de Deus no auge

O Troféu Maria Lenk 2015, principal competição do calendário nacional, foi histórico. Não somente pelo fato do evento ser seletiva para o campeonato mundial de Kazan ou para os Jogos Pan-americanos de Toronto, mas por demonstrar a força da natação brasileira perante as outras seleções do mundo.

À exceção dos Estados Unidos, os países mais fortes do mundo já realizaram o campeonato nacional de 2015. No masculino, o Brasil conseguiu colocar seus nadadores no ranking mundial top 20 simplesmente em todas as provas (total de 17 provas individuais). Tal resultado demonstra a regularidade que a natação masculina tem em todos os estilos e todas as metragens.

O troféu de eficiência (atleta que mais marcou pontos) no Maria Lenk foi para o atleta Mormaii Leo de Deus. O versátil nadador conquistou 3 medalhas de ouro:

200 Borboleta

Essa é a sua grande especialidade. Alcançando 1:55:19, o nadador está classificado com o 2º tempo do mundo neste ano. Na sua frente, somente o japonês DayaSeto (1:54:63). Por coincidência, DayaSeto alcançou essa marca no mesmo dia que Leo, pois o campeonato japonês aconteceu na mesma data que o campeonato brasileiro. Na prova, quem ficou com a medalha de prata foi o veterano Kaio Marcio, que até hoje ainda é o recordista sul-americano e será companheiro de Leo nos Jogos Pan-americanos de Toronto.

400 Livre

Um show de prova! O tempo de 3:49:62 realizado por Leo representa o novo recorde sul-americano. Mais do que isso, era o recorde mais antigo da natação de nosso continente desde o longínquo ano de 2003, que pertencia ao venezuelano Ricardo Monastérios. Imprescindível dizer que Leo é atleta do Corinthians, mas especificamente nessa prova, sua perseverança e tentativa de quebrar o recorde foram tão inspiradoras que todos os clubes torceram e gritaram pelo nadador.

200 Costas

Foi nessa prova que Leo chegou a ser semifinalista olímpico em Londres 2012 e tem um carinho muito grande pela modalidade. Seu tempo não foi dos melhores (1:58:89), mas o suficiente para colocá-lo no top 20 do ranking mundial e garantir uma vaga na seleção.

Próximos Objetivos

A agenda de Leo de Deus é intensa nos próximos meses.

Nos Jogos Pan-americanos de Toronto, disputará 4 provas:

200 Borboleta, 200 Costas, 400 livre e revezamento 4×200 livre (pelo menos a eliminatória dessa prova).

No campeonato Mundial de Kazan, irá focar toda sua energia nas provas de 200 borboleta e nos 200 costas. Na prova de costas, o objetivo é chegar à grande final. Já na prova de borboleta, a meta é ousada: subir ao pódio!