Blog de natação | Supremacia nos 200m Borboleta para Leo de Deus
Logo no primeiro dia de competição de natação dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Leo de Deus protagonizou uma disputa acirradíssima com o peruano Mauricio Fiol na prova dos 200m borboleta.
O brasileiro marcou o tempo de 1min 55s 01, simplesmente o melhor tempo de sua vida, conquistando a medalha de ouro e se tornando bi campeão pan-americano da prova. Para surpresa geral, o peruano conquistou a medalha de prata, terminando com o excepcional tempo de 1min 55s 15. Verdade seja dita, Leo quase perdeu a prova para um nadador desconhecido ou, pelo menos, em ascendência no cenário internacional.
Mauricio Fiol chegou a ser considerado herói em seu país, mas apenas 48 horas depois, foi confirmado o exame anti-doping com a substância stanozolol e passou a ser o vilão. A pena prevista para o nadador peruano é de quatro anos, mas o caso ainda será julgado.
Infelizmente, o doping faz parte do esporte de alto rendimento e casos como este sempre acontecerão. Com ou sem doping dos adversários, Leo confirmou sua supremacia nos 200m borboleta e caminha fortemente atrás de seu grande objetivo: conquistar uma medalha no campeonato mundial de Kazan, que acontece na ultima semana deste mês de julho.