Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Blog de Saúde | Cúrcuma

A Cúrcuma tem sido usado por mais de 2500 anos na Índia, as suas propriedades medicinais foram lentamente se revelando ao longo dos séculos.

Pertence à família do gengibre e é consumida em forma de pó derivado da sua raiz, que era utilizada como corante de tecidos desde a antiguidade.

Nas preparações culinárias, além de fornecer sua cor amarelo forte, também agrega um gosto levemente amargo mesmo em pequenas quantidades.

Tem ação antioxidante, evitando os danos da oxidação como o envelhecimento precoce e também ação anti-inflamatória, já que inibe a ação de fatores inflamatórios e restaura a fluidez da membrana celular.

Apresenta um possível efeito hipoglicemiante , podendo alterar os níveis de glicemia do sangue, se consumida com frequência. Uma parceria entre pesquisadores americanos e tailandeses avaliou o consumo de 240 pacientes pré-diabéticos (um grupo consumia 1,4g de curcumina e o outro grupo placebo) por nove meses. Os resultados mostraram que 16% do grupo placebo desenvolveu diabetes, enquanto que nenhum indivíduo que consumiu a curcumina desenvolveu tal doença, também apresentaram uma melhora na função das células pancreáticas, produtoras do hormônio insulina.

Possui um componente chamado turmerone, composto bioativo que apresenta ação antifúngica e auxiliar no tratamento de doenças neuro degenerativas, já que estimula o crescimento de células tronco. A cúrcuma também é fonte de magnésio: 2 gramas dela em pó fornecem 17% da recomendação diária desse mineral, que é essencial para o funcionamento dos músculos e dos ossos.

COMO USAR?
Em receitas salgadas como biscoitos, molhos, feijão branco, arroz, frango e frutos do mar. Abuse você também dessa especiaria para colorir, dar sabor e auxiliar na manutenção de sua saúde.