Blog de Saúde | Vamos trocar os temperos prontos e o sal por temperos naturais?
Temperos prontos são sinônimos de excesso de sal, gordura e açúcares, que contribuem para o maior risco de desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.
O sal é uma das principais fontes de sódio da alimentação e seu consumo exagerado pode resultar no aumento da hipertensão arterial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade indicada de sódio na alimentação é de, no máximo, duas gramas por dia (o que equivale a cinco gramas de sal).
Estima-se que no Brasil, o consumo médio diário de sal chega a aproximadamente 12g de por pessoa, mais que o dobro do recomendado pela OMS.
Ervas frescas como alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, tomilho, hortelã e orégano são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos e possuem valor calórico muito baixo. Podem ser utilizados em diversas preparações culinárias agregando sabor e aroma a receitas.
Em saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. Outras combinações podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.
Pequenas mudanças podem trazer resultados, pense nisso.