Blog Fitness | Como a respiração influencia no seu treino
Você já parou para respirar hoje?
Na maioria do tempo nem nos damos conta que estamos respirando, ou estamos utilizando a respiração para ajudar durante o treino sem nem saber o que estamos fazendo direito.
Além de vital, a respiração é um fator essencial para um bom desempenho durante os treinos e existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas dependendo do objetivo do exercício realizado.
Quantas vezes paramos e respiramos quando estamos nervosos ou precisamos tomar alguma decisão? Respirar de uma forma consciente pode eliminar tensões desnecessárias, aumentar oxigenação no sangue, aumentar a troca gasosa e ativar músculos profundos na região da coluna.
Mas como devemos respirar durante o treino?
Apesar de respirar ser um ato involuntário, precisamos agir de forma voluntária, pensar para respirar com intenção de ativar os músculos profundos do tronco para aumentar a estabilidade da coluna e manter uma postura mais adequada durante os exercícios.
Recomendamos que no aquecimento com o foco em exercícios corretivos de mobilidade e estabilidade, utilize uma respiração consciente, mais profunda e tridimensional, aumentando a ação dos músculos mais próximos das vértebras da coluna, como transverso abdominal e multifideos.
Na fase de inspiração, a caixa torácica realiza um movimento tridimensional, com ênfase nas costelas inferiores que possuem maior mobilidade. Deve ser pelo nariz para filtrar e aquecer o ar de forma gradativa e profunda.
Na fase de expiração, os músculos mais profundos do tronco como transverso do abdômen, multifideos, oblíquos internos e assoalho pélvico devem proporcionar uma estabilidade da coluna lombar e da pelve gerando uma pressão intra abdominal (PIA). Deve ser pela boca com uma leve pressão dos lábios para expulsar o ar para fora proporcionando uma estabilidade profunda do corpo.
Você já experimentou manter uma respiração como descrevemos enquanto você treina força ou pratica algum esporte?
É quase impossível manter uma respiração profunda e tão detalhada como descrevemos acima em algumas dessas situações, mas manter uma respiração consciente com ativação dos músculos estabilizadores é muito importante, precisamos adaptar à velocidade e ao objetivo do exercício.
Existem muitos esportes que utilizam a respiração para melhorar sua performance. Todas as vezes que você assiste um tenista realizando um saque fica claro o quanto a respiração além de melhorar o desempenho ajuda na concentração e na estabilidade transferindo forças do centro para as extremidades.
E então, vamos trabalhar o ar da melhor forma durante os treinos do Método Integrado Mormaii Fitness?
RENATA GAILEY
Uma das criadoras do Método Integrado Mormaii Fitness