Blog Fitness | Equipamentos e o método mormaii
Preciso ter equipamentos para trabalhar o treinamento integrado?
Para trabalhar o treinamento integrado não é preciso investir em equipamentos ou acessórios. Isso mesmo! A importância dessas ferramentas se dá pelo aumento do repertório de exercícios, as variações de estímulos, os desafios propostos e a motivação dos alunos.
Um dos grandes baratos do treinamento integrado é que ele pode ser trabalhado somente com o peso corporal, tendo assim a força da gravidade como principal estratégia. Devemos utilizar uma base de suporte maior ou menor, diferentes posições, como deitar, sentar, ajoelhar, em posição de afundo ajoelhado, na prancha ou em pé. A utilização do apoio unipodal é uma estratégia muito interessante e desafia a estabilidade do corpo como um todo.
Na maioria dos locais temos disponíveis espaços para deslocamentos, assim como escadas, rampas e bancos.
Uma dica de movimento e que não necessita de nenhum suporte de equipamentos, é a utilização da parede. Ela sozinha é uma excelente ferramenta para fazer um trabalho de mobilidade e estabilidade, pois se apoiar na parede é uma forma de se relacionar com uma base de suporte com pouca interferência da gravidade.
A maioria dos movimentos integrados são variações dos principais movimentos de empurrar, puxar, agachar, afundo, se locomover ou girar. Utilize os diferentes movimentos pensando em trabalhar os planos de movimento isolados e integrados.
Aprenda mais sobre os padrões de movimentos fundamentais no curso do Método Integrado Mormaii Fitness.
Alessandra Gailey e Renata Galiey
Master Treinadoras do Método Integrado Mormaii Fitness