Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Blog Fitness | Pilates + Funcional é a nova tendência das Academias

As duas técnicas têm inúmeras peculiaridades e apresentam diversos benefícios quando praticadas individualmente. Mas quando usadas de forma complementar, podem produzir efeitos ainda mais interessantes. E o ‘casamento’ já está virando tendência nas academias do mundo inteiro há algum tempo. Agora, a novidade chega com tudo no Brasil.

Enquanto o método criado por Joseph Pilates proporciona ao praticante itens importantes, como consciência corporal, alinhamento postural, tonificação dos músculos, melhora da respiração, da coordenação motora e aumento da flexibilidade, o treinamento funcional auxilia na perda de peso, aumenta a força, o volume dos músculos e a resistência, já que desenvolve um excelente trabalho cardiorrespiratório.

A vantagem de unir as duas atividades? Atender aos objetivos dos mais diversos tipos de clientes que frequentam a academia, oferecendo um trabalho completo, que prepara e delineia o corpo, além de prevenir e tratar lesões.

Quem vira adepto, não consegue mais voltar a um exercício único. Gilberto Alcides tem praticado as duas técnicas e mais judô há cerca de seis meses e relata grandes resultados. “Tinha muito peso pra perder e estava sedentário. Portanto, precisava começar devagar e ir aumento a intensidade aos poucos. Hoje, seis meses após iniciar as atividades, já sinto melhoras bem significativas, principalmente na postura e na respiração. Além disso, já consigo executar diversos exercícios do Treinamento Funcional que antes jamais imaginaria que seria possível”, conta ele, que já eliminou cerca de 30 quilos.

Várias escolas renomadas já lançaram cursos específicos integrando as duas modalidades. Além disso, alguns métodos que aliam ambas as práticas tem surgido no mercado. Um deles é o Método Integrado Mormaii, que utiliza o Pilates, o treinamento funcional e ainda o Five®, um sistema de finalização de exercícios voltado à prevenção e tratamento de dores.

Alessandra Gailey, uma das idealizadoras, explica que muitos estúdios de Pilates já utilizam o funcional dentro de suas aulas, porém sem uma organização que potencialize os benefícios. “O Método Integrado Mormaii se destaca por empregar de forma efetiva essa união, aumentando os resultados dos treinos e trazendo um diferencial para os estúdios com o Five®, que é único no mundo”, conta.

Alessandra ainda explica que no contexto do treinamento Mormaii, o Pilates tem como objetivo desenvolver o controle do corpo, preparar os movimentos e as articulações, aumentar a consciência corporal e mostrar os limites com segurança e eficiência. A movimentação correta que o Pilates proporciona, evita possíveis lesões durante o treino funcional, que, segundo a treinadora, desafia o corpo a realizar movimentos tridimensionais e a desenvolver as capacidades físicas o tempo todo. Como o método utiliza equipamentos exclusivos e diferenciados, como o Spin e as máquinas inovadoras da linha V, o treino fica leve e divertido, além de super diversificado.

Já experimentou unir as duas técnicas no seu treino ou academia? Conte pra nós sua experiência com as duas atividades!