Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Blog Saúde | Dia da saúde e nutrição

Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano.
Ter saúde é viver com boa condição física e mental.
A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida.

E O QUE É TER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?
Deixar de ser sedentário
O sedentarismo já é considerado tão letal quanto o tabagismo, sendo responsável por 5,3 milhões das 57 milhões de mortes registradas no mundo em 2008.
E você, quer fazer parte desses números ou vamos se mexer?
A ideia é se movimentar o máximo possível. Para isso, por exemplo, é preciso deixar um pouco de lado o elevador e a escada rolante.

Que tal usarmos um pedômetro?
Assim pode-se avaliar como anda a sua média de movimentação diária. A quantidade recomendada para um bom condicionamento físico é de 10.000 passos diários.

Peso saudável
Se o objetivo não for só sair do sedentarismo, mas também perder alguns quilinhos é preciso se dedicar mais as atividades físicas, procurar um bom educador físico que possa lhe orientar qual o exercício é apropriado para sua necessidade é muito importante.
Ter uma alimentação equilibrada e específica para suas necessidades também pode fazer toda a diferença, a melhor opção é procurar um bom nutricionista que possa lhe avaliar e identificar os pontos necessários de mudanças.

Parar de fumar
As recomendações para ajudar driblar a vontade de acender um cigarro são: fazer exercícios físicos, tomar muito líquido e mascar chicletes ou um pedaço de canela.
Evite as ‘situações-gatilho’, aquelas que desencadeiam a vontade de fumar, como por exemplo, se uma pessoa sente mais vontade de fumar quando toma café, ela pode tentar tomar café com leite, ou sentar ao lado de pessoas que fumam.

Dormir mais
A privação de sono prejudica a memória, a atenção, a concentração e aumenta a irritabilidade. Quando a privação do sono ocorre cronicamente, o que significa dormir poucas horas por noite, consecutivamente, os sintomas se mantêm e surgem outros, sendo o principal a desregulação do metabolismo.
Um metabolismo desregulado pode resultar em ganho peso, resistência à insulina e até mesmo propensão a doenças cardiovasculares.
Para ter um sono melhor:
•    Não coma em excesso à noite
•    Não durma com fome
•    Não beba muita água antes de dormir
•    Evite televisão e claridade
•    Não fique pensando nos problemas quando estiver deitado, é melhor anotá-los em uma agenda e pensar na manhã seguinte (tarefa difícil né?)

Tenha uma alimentação saudável
Melhor do que fazer dietas, e estar restritos a inúmeros alimentos, é saber como consumi-los.
Dicas básicas, mas que muita gente não faz:
•    Evite o consumo de frituras e alimentos ricos em gordura.
•    Coma uma grande variedade de frutas e verduras. Esses alimentos ajudam a evitar diversas doenças e prevenir a obesidade. Verduras cruas são preferíveis, por terem mais fibras, o que ajuda na digestão.
•    Consuma diariamente um vegetal verde escuro (brócolis, rúcula, agrião, couve, espinafre…) e uma fruta cítrica (acerola, laranja, morango, limão…).
•    Evite bebidas alcóolicas, caso fique muito difícil, permita-se no MÁXIMO UM cálice de vinho por dia, que possui resveratrol, substância antioxidante que previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.
•    Evitar refrigerantes. Mesmo as versões light e zero, o que adianta ter baixa caloria à base de adoçantes não é mesmo?
•    Adoce com estévia (“Ah mais é tão amargo”, então não adoce com NADA).
•    Reduza o consumo de sal. Nesse tópico também incluímos salgadinhos, embutidos, temperos prontos e molhos enlatados, que são ricos em sódio, principal componente do sal.
•    Consuma gorduras boas diariamente: castanhas, abacate, óleo de coco e azeite de oliva por exemplo.
•    Aposte nos farelos com substituto da farinha de trigo: farelo de aveia, de quinua, chia, linhaça, amaranto…

Beber água
A água é capaz de controlar a pressão sanguínea, prevenir cãibras, proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino, limpar o organismo, hidratar a pele, transportar nutrientes, proteger contra pedra renal, ajudar a emagrecer além de absorver nutrientes, UFA!!! E ainda tem gente que fala “Não gosto de água”, não é questão de gosto e sim de necessidade.

fonte imagem [ www.thecampusconnect.com ]