Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Blog Saúde | Kombucha – o que é e quais os seus benefícios?

Conhecida pelos chineses como o elixir da saúde a Kombucha é uma bebida milenar obtida pela fermentação do chá, preto ou verde, e açúcar.

Para ser mais preciso a Kombucha é uma colônia ou uma levedura composta de microorganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Quando a “panqueca” é colocada numa vasilha contendo a mistura do chá e do açúcar, ela gera uma bebida refrescante, gaseificada e rica em substâncias valiosas como por exemplo: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dessa maneira, a bebida torna-se um alimento probiótico e microbiológico, que ajuda a regenerar a flora intestinal e é excelente para a saúde como um todo.

Sistema digestivo
O elevado teor de ácidos benéficos, probióticos e enzimas ajudam a combater o mal-estar digestivo. Naturalmente antioxidante, a kombucha ataca os radicais livres capazes de provocar a indigestão.
Alguns estudos comprovam que beber kombucha ajuda no tratamento da candidíase.

Energia
A capacidade energizante da kombucha é atribuída à formação de ferro (melhorando a oxigenação), libertado durante a fermentação do chá e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente.

Imunidade
As vitaminas presentes na kombucha são os seus segredos para a proteção das células, doenças inflamatórias, depressão do sistema imunitário.

Protecção das articulações
A glucosamina presente na kombucha preserva o colagénio e previne a dor articular.

Regulação da flora intestinal

Por ser rica em probióticos, as bactérias intestinais tornam-se saudáveis, favorecendo o bom funcionamento do intestino e a adequada absorção de vitaminas e mineiras.

Perda de peso
Embora não seja caracterizada como um remédio para emagrecer, a bebida leva muitas vezes a esse fim.

-A eliminação das gorduras se realiza pela regulagem do organismo, lenta e gradualmente, e não como uma reação a supressão do apetite .

-Se você tem “compulsão por geladeira” pode ser uma boa idéia tomar um pequeno gole de kombucha toda vez que isso ocorrer. Sem substituir as refeições importantes do dia, e sem exagerar na dose de kombucha – o que pode te levar ao banheiro mais vezes do que o desejado.

-O consumo regular de kombucha estimula o metabolismo e limita a acumulação de gordura. A presença de ácido acético também ajuda a perder peso.

Como beber kombucha
Como todos os suplementos, assim como quaisquer medicação ou gêneros alimentícios, a quantidade de Kombucha necessitada por cada pessoa varia, procure um profissional qualificado para tal orientação.

fonte foto [flipmyburger.wordpress.com]