Blog Saúde | Pare de comer doce!
De fato fornecem energia ao organismo e estimulam a produção de um hormônio ligado ao bem-estar, a serotonina, que é quase tão viciante quanto uma droga. Depois do almoço ou jantar, a vontade de comer doces é frequente e isso pode ser explicado porque os alimentos mais pesados demoram para ser digeridos e assim o corpo continua com fome.
Quando caem no sangue, os doces produzem um pico de insulina gerando uma sensação de energia, mas em pouco tempo, esse a açúcar no sangue cai, então a fome volta. Nessa hora, se a pessoa não tomar cuidado, pega mais um bombom ou algo do gênero. E é assim que o pâncreas se acostuma a produzir altos níveis de insulina, podendo gerar uma resistência a insulina. CUIDADO!!!!!!
Quando as pessoas já não conseguem viver sem o doce e consomem diariamente com compulsão, recomendo iniciar reduzindo o consumo para cinco dias na primeira semana, três na semana seguinte, até atingir a cota de um dia da semana. Contudo, para quem tem compulsão alimentar semelhante a um vício em drogas, a recomendação é cortar o açúcar de uma vez.
PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA
Além de trazer inúmeros benefícios à saúde, é comprovado que a atividade física ainda diminui a vontade de comer doces. Isso porque ela estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo – o mesmo efeito causado pelo consumo de doces.
NÃO COMPRE / NÃO TENHA EM CASA
ESTABELEÇA HORÁRIOS PARA AS REFEIÇÕES
NÃO FIQUE PERÍODOS LONGOS EM JEJUM
COMA MAIS FIBRAS – Alimentos integrais, verduras e legumes
TROQUE O DOCE PELA FRUTA – O açúcar dos doces é chamado de sacarose, com absorção rápida, se torna mais fácil de ser quebrada e o das frutas, frutose demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade.