Blog Surf|A grande história do surf brasileiro
A transição das pranchas de madeirite para os longboards de fibra será relatada de forma colorida e com diversos depoimentos no Capítulo 5 do livro “A Grande História do Surf Brasileiro”. Embora outros focos de surf tenham ocorrido em Santos e também no Rio Grande do Sul, a geração de surfistas – praticantes de pesca submarina que ser formou ao redor das pedras do Arpoador é considerada o embrião da prática do surf no Brasil.
Do Rio de Janeiro as tendências mais vanguardistas foram se alastrando para São Paulo, o Sul e o Nordeste. O estilo de vida ligado às pranchas e ao mar que emanou das praias do Rio de Janeiro contagiou e deu forma a uma tribo que começava a descobrir os encantos do esporte e de seu contato estreito com a natureza. Este capítulo termina quando o surfista Penho chega com a primeira prancha “mini model”, trazida do Havaí em 1968.
Todos os capítulos ímpares do livro levam a vinheta “MEMÓRIAS”, eles vêm com uma carga de texto mais densa e relatam a evolução do surf brasileiro e os acontecimentos que foram moldando a sua consolidação por todo o país. O blog do autor do livro, Reinaldo Andraus, além destes primeiros capítulos (resumidos) traz muitas curiosidades históricas. Mergulhe no cenário dos anos 60 acessando o link abaixo.