Caio Vaz e a alegria de ser Campeão Mundial
Caio Vaz sagrou-se campeão mundial de SUP wave ontem (01/10), durante a 3ª e última etapa do Stand Up World Tour 2015, em Huntington Beach, Califórnia.
O stand up paddle surf é considerado o esporte de prancha que mais cresce no mundo, pode ser praticado nas ondas, lagoas, rios e afins.
Caio iniciou no esporte por influência do pai, em uma época onde as pranchas eram apelidadas de “navios” pelos outros surfistas, devido ao seu tamanho gigantesco.
Ainda naquele tempo, os profissionais do esporte eram os chamados watermen, surfistas experientes e consagrados que visualizavam na modalidade uma nova forma de se divertir nas ondas.
Porém, atualmente, quem domina é a garotada, super atletas com 20 anos de idade, em média, e pranchas muito pequenas e estreitas, apelidadas de “SUPmarino”, pois quando o surfista para de remar elas afundam até os joelhos, literalmente.
As pranchas dos profissionais de SUP wave desafiam as leis da hidrodinâmica e restringem o cenário competitivo do esporte apenas aqueles que conseguem se sobressair em meio essa evolução extremamente acelerada.
O resultado se torna visível nas manobras: aéreos, snaps, tubos e floaters. Algo cada vez mais semellhante com o surf de pranchinha.
Nesse cenário, Caio Vaz impressiona pela progressividade, velocidade e competitividade.
O carioca é presença confirmada nas finais de praticamente todos campeonatos que disputa e foi essa constância que lhe garantiu o título de campeão mundial do Stand Up World Tour 2015.
Ele iniciou o ano com um vice-campeonato em Sunset Beach, Havaí; outro segundo lugar em Sapinus, no Taiti; e, novamente, um vice-campeonato em Huntington Beach, Califórnia.
Por ironia do destino, em 2014, Caio venceu duas etapas e ficou em segundo no ranking. Esse ano, ficou em 2ª por três vezes e é campeão.
Título mais que merecido para esse atleta que além de surfista é ator, com filmes, novelas e diversos programas de TV no currículo.
Caio Vaz é carismático, humilde e muito talentoso. Criado nas areias de Ipanema, Rio de Janeiro, sente-se extremamente confortável quando o mar sobe.
Provou isso em inúmeras oportunidades, como em sua vitória no Havaí, ano passado; e no Desafio Mormaii de Ondas Grandes na Remada, realizado há pouco tempo, no Farol de Santa Marta (SC), competição em que chegou na final disputando contra uma verdadeira tropa de elite do big surf brasileiro.
Ontem, durante a entrevista de campeão, ao lado do havaiano Zane Schweitzer, segundo colocado no ranking, Caio foi extremamente respeitoso e soube valorizar o esforço do adversário, bem como de todos demais competidores do tour.
Atitudes como essa, abrilhantam ainda mais seu tão sonhado – e suado – troféu.
Agora, Caio pode sorrir ainda mais, comemorar todos seus esforços e dedicação com um título mais que merecido.
“Muito feliz! Campeão Mundial de SUP Wave 2015! Dois anos batendo na trave, mas agora deu certo! Muito obrigado todo mundo que estava mandando boas energias! Amarradão ao extremo! Valeu também pra galera que formou uma equipe forte aqui e deu todo o suporte que eu estava precisando! Valeu por estarem juntos nesse momento só botando coisas boas na minha cabeça! Obrigado pela energia animal e por todo suporte nesses últimos dias! Obrigado a todo mundo que mesmo de longe também mandou muita good vibe e torceu muito! E obrigado aos meus patrocinadores por acreditarem no meu trabalho e investirem em mim. Valeu galera! Esse é nosso!”
Viver, sentir e ser campeão mundial! Valeu Caio Vaz, a Família Mormaii se orgulha de você, dentro e fora d’água. Muito obrigado e parabéns!
[Foto: Donovan Bebout]