Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Carlos Burle anuncia aposentadoria do Big Wave Tour

Carlos Burle, 49 anos, bicampeão mundial de ondas gigantes, anunciou oficialmente a sua aposentadoria das competições no último sábado (29/04) durante a cerimônia de premiação do Big Wave Awards 2017, na Califórnia (EUA).

Nitidamente emocionado, o big rider disse que este é o seu último ano como competidor no WSL Big Wave Tour (BWT), mas que sempre continuará sua busca pelas ondas mais desafiadoras do planeta.

Ele agradeceu primeiramente ao amigo Gary Linden, idealizador, precursor e organizador das competições de ondas grandes, além de Bill Sharp, idealizador do Oscar das ondas grandes.

Também prestou suas reverências a toda família de big riders presentes no evento e brincou que daria espaço aos mais novos e mais fortes do que ele, o que provocou gargalhadas de todo o auditório lotado e na sequência todos se levantaram espontâneamente para aplaudir e celebrar a carreira de um dos maiores big riders e desbravadores de ondas grandes da história.

“Eu adoro competir, sou apaixonado pelo esporte, mas este é meu último ano no circuito, como competidor. Como profissional estou me reposicionando, não existe um rompimento da minha carreira, agora eu estou me posicionando como técnico”, explica Burle, que irá treinar Lucas Chumbinho, 21 anos, estreante no Circuito em 2017.

“Estou treinando o Lucas, que está entrando no circuito este ano. Começo agora a minha nova fase como treinador, já logo com um garoto super talentoso. Este é um momento que vai me deixar uma saudade muito grande de estar dentro da água durante as competições, representando o meu país, o meu esporte, mas ao mesmo tempo é um novo momento de oportunidade, de mudanças e isso tudo me deixa muito motivado”, complementa Burle.

Image title

Vice-campeão do Nazare Challenge 2016 | WSL / Guillaume Arrieta

Dentre inúmeros feitos de destaque mundial, Carlos Burle quebrou o recorde mundial em Mavericks, na Califórnia e entrou para o Guinness Book em novembro de 2001, ao surfar a maior onda já registrada na época, com 68 pés (cerca de 22 metros).

Foi o primeiro campeão mundial de ondas gigantes da história, em Todos os Santos, no México, em 1999, e voltou a ser campeão mundial na temporada 2009/10, a primeira valida pelo Big Wave Tour.

Assista ao vídeo da cerimônia e fique ligado no site da Mormaii para mais novidades sobre o legend Carlos Burle.

[Foto de capa: WSL / Adrian Wlodarczyk]