Sinta-se Mormaii
Publicado em 04/04/2016

Carlos Burle sem medo de ser feliz

Carlos Burle é um dos principais nomes do surf brasileiro e internacional. O pernambucano ostenta o título de bicampeão mundial de ondas gigantes e, aos 47 anos de idade, segue botando pra baixo sem medo de ser feliz.

Foi o que provou no Chile, recentemente, durante a 1ª etapa do Big Wave World Tour, circuito mundial de ondas gigantes, que foi realizado nas esquerdas de Punta de Lobos, com ondas beirando os 25 pés de altura e uma água congelante.

Como é possível assistir nos vídeos abaixo, a bancada situa-se em frente a um paredão de pedras e cabe aos surfistas droparem no crítico e fazer de tudo para conseguir vencer o espaço limitado pelas rochas.

Frente a pouca quantidade de ondas e a disputa acirrada com outros seis surfistas no line up, Burle não se intimidou e se atirou ladeira abaixo, mesmo sabendo que as ondas estavam muito rápidas e a maioria delas fechava.

Nessa hora é que a atitude e a experiência falam mais alto, não apenas pela coragem necessária, mas pela técnica envolvida em cada braçada, posicionamento, drop e passada de sessão. 

Mas não só isso, quem quer surfar ondas gigantes também precisa lidar com os momentos críticos inerentes ao esporte, como o caldo e o impacto contra a bancada, ainda mais se ela é composta por um paredão rochoso que se ergue como um prédio na sua frente.

Em sua primeira bateria, Burle passou por uma situação tensa ao ser jogado pra cima das rochas com ondas gigantescas explodindo na sua cabeça. “Fui para cima das pedras depois de um drop insano onde a onda fechou. Senti que estava em uma situação muito perigosa e pensei que poderia piorar caso minha cordinha ficasse presa. Bati nas pedras várias vezes e me defendi colocando os pés e os braços toda vez que era arremessado, graças a Deus deu tudo certo”, afirma o big rider.

A situação crítica da primeira bateria não intimidou o pernambucano, pois na semifinal Burle mostrou toda sua garra ao dropar outra bomba fechando em frente as rochas. Mais uma vez ele se viu em grande risco, voltou para o outside e, sem medo de ser feliz, se jogou de novo.

Não por acaso Carlos Burle é um dos maiores nomes da história do surf, um profissional que evoluiu com o esporte, desde a época anterior ao tow in, passando por toda fase áurea do surf rebocado e, atualmente, vivenciando em sua plenitude o retorno para a remada, onde segue como um dos líderes do movimento de ondas gigantes do planeta, puxando os limites da alta performance no big surf.

[Foto: Divulgação Mormaii]