Empresa cria sistema de medição para ondas gigantes
A Sawaya Sports Performance foi fundada em 2011 com o intuito de direcionar projetos para o ramo esportivo.
A empresa é responsável pela criação do Big Waves Triangulation System (BWTS), um programa que utiliza uma câmera fotográfica de alta qualidade.
As imagens são descarregadas no computador e processadas. “Para que o sistema tenha um bom funcionamento, uma série de parâmetros têm que ser levados em conta, entre eles, a calibração da câmera junto ao programa, o enquadramento do surfista e o posicionamento da câmera”, explica o estudante de engenharia Lucas Castro, que teve a idéia após presenciar uma palestra do surfista Carlos Burle.
“Aquela palestra e alguns programas de televisão que assistimos em casa nos inspiraram e geraram idéias para o projeto”, completa.
O sistema já foi apresentado aos atletas Carlos Burle e Maya Gabeira e está na fase de testes para a temporada de ondas do Hemisfério Norte.
“O objetivo é reduzir ao máximo o erro nas medidas e, quem sabe, começar a utilizá-lo nas competições mundiais de ondas grandes” afirma Jorge Castro, fundador do Grupo Sawaya.
Os engenheiros desembarcam no começo de outubro em Portugal, onde ficarão com a equipe de surfistas brasileiros até a chegada das ondas.
Nos vídeos abaixo, você assiste a montanha d’água surfada por Carlos Burle em Nazaré.
Em seguida, o big rider comenta sobre a geologia do pico e porque a bancada é tão especial para os surfistas.
Você acessa mais informações sobre o Big Waves Triangulation System no site do Grupo Sawaya.
Porém, enquanto as ondas gigantes não chegam, confira a previsão do mar na sua região.
[Foto: Tomane // Fonte: Alma Surf]