Joaco Juarez treina forte no Aragua
Joaquin Quimey Juarez, o Joaco, é um jovem e talentoso surfista argentino de apenas 19 anos de idade que já está acostumado ao sul do Brasil.
Local de Mar del Plata, ele iniciou no surf ainda pequeno, nos braços do pai. “Sou filho de um surfista e guarda-vidas, sempre com uma prancha perto de mim”, comenta.
“Meu pai trabalhava na praia e eu ficava o dia todo brincando na areia e no mar, foi assim que entrei na água e nunca mais quiz sair. Eu e meu irmão mais velho, o Rodrigo, dividíamos nossa prancha, depois fui crescendo e a Mormaii me deu minha primeira wetsuit”, afirma.
Sobre as ondas na Argentina, Joaco revela algumas semelhanças com o Brasil, porém, com uma diferença exorbitante, o frio.
Na argentina, tem muitos beach breaks, assim como no Brasil, mas no inverno a água fica com aproximadamente 8 graus, gelada! Preciso usar um Orbixxx 4.3mm, capuz, botinha e luvas. É mais ou menos como surfar em uma geladeira”, revela.
A Argentina é um país com muitos surfistas, uma galera fissurada que já se acostumou a percorrer 500km no final de semana para pegar onda.
Instalado há quase dois meses em Floripa, Joaco possui uma condição climática bem mais confortável e, além das ondas perfeitas da Praia Mole, tem uma estrutura de excelência a sua disposição.
O argentino treina forte no Centro Desportivo e Cultural Aragua, onde realiza diversas atividades específicas para sua evolução, como yoga, pilates, preparação física e muito surf, é claro!
“Estou treinando muito, todos os dias acordo cedo pra fazer as diferentes aulas que o Aragua oferece. O espaço cresceu muito desde que eu ficava aqui nos invernos passados. O Aragua evolui a cada dia, sempre pensando em fazer o melhor para os atletas”, afirma.
“Os treinamentos no Aragua são irados. Tem yoga, pilates, condicionamento físico na areia e muitas coisas mais. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer as aulas, sempre olhando o mar e respirando natureza”, completa.
Para Joaco, a temporada no Brasil, com tamanha dedicação e estrutura de treinamento, geram resultados nítidos. “Meu surf evoluiu bastante por causa da constância das ondas que tem no Brasil. Também muda muito quando pratico yoga, pois fico mais relaxado e ainda mais focado na água”.
Os próximos planos? “Competir todos os campeonatos que puder no Brasil e depois me focar para o circuito argentino no verão.”
Valeu Joaco, boa sorte! Dedicação e talento você tem de sobra.
Fique de olho no Face e Instagram do surfista e acompanhe suas atividades dentro e fora d’água.
[Fotos: James Thisted]