Léo de Deus conquista índice olímpico na natação
Leonardo de Deus conquistou, na manhã desta 4ª feira, 16 de dezembro, o primeiro índice olímpico individual da natação brasileira.
Léo fez o tempo de 1m57s43 nos 200m costas, bem abaixo do máximo permitido para garantir uma vaga no Rio 2016 – 1m58s22.
Satisfeito com a marca, o atleta abriu mão do Torneio Open e não competiu à tarde.
“Eu e meu técnico, o Carlão, traçamos a estratégia de forçar pela manhã para conseguir logo esse índice nos 200m costas, até porque minha principal prova é no sábado, os 200m borboleta, e não quero me desgastar tanto. Assim, vou ficar fora do Open de hoje. Achei o tempo muito bom, ainda mais para manhã, mesmo querendo nadar pra 1m56 ou no mínimo para o recorde brasileiro do Thiago Pereira (1m57s19), que ficou pertinho. Mas estou feliz, para um ano desgastante, com tantas competições, chegar na última da temporada e fazer o melhor tempo do ano é satisfatório”, afirma.
A natação brasileira já havia alcançado vagas olímpicas em quatro dos seis revezamentos efetuados durante o Mundial de Kazan, na Rússia, em agosto passado, porém, em uma prova individual, esse foi o primeiro índice conquistado por um atleta.
Para completar, Léo ainda bateu o recorde da competição. “O primeiro passo já foi dado e agora é se concentrar para as próximas provas. Com tempos fortes aqui posso pensar em um trabalho técnico melhor de janeiro a agosto, fazendo uma periodização melhor para Rio 2016, passando por cima do Maria Lenk”, revela.
Fique ligado no site da Mormaii para mais informações sobre a natação brasileira e Leonardo de Deus.
[Fotos: Satiro Sodré]