Monitoramento Mirim Costeiro | Educação ambiental
Céu azul, areia branca, mar verde. Este é o cenário perfeito para curtir um dia de praia no Litoral Catarinense.
Só que não para os Educadores e alunos do Monitoramento Mirim Costeiro (MMC), um projeto de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional.
Para eles a praia é o lugar ideal para uma saída a campo com o objetivo de investigar o litoral onde vivem.
E foi a partir de uma grande vontade de fazer algo para tentar mudar a triste realidade dos oceanos, ideia que não saía da cabeça da Oceanógrafa Caroline Schio, de 32 anos, que surge o Monitoramento Mirim Costeiro.
Surfista apaixonada, seu amor pelo mar começou desde a infância em Garopaba e transformou-se em uma decisão de oportunizar às crianças conhecer este ambiente e respeitá-lo desde cedo para que pudessem ser futuros guardiões dos oceanos.
Para que este sonho virasse realidade, convidou a Bióloga Simone Poletto e o Geólogo Kico Riggo que trouxeram sua expertise, agregaram conhecimento e práticas educativas contempladas no programa curricular da escola.
Assim, formava-se a equipe do projeto, o que fez com que esta combinação de talentos resultasse em um diferencial na atitude cotidiana das crianças.
Por meio de atividades teórico-práticas e lúdicas o projeto fomenta a aprendizagem sobre o ecossistema marinho-costeiro e também dos problemas relacionados aos impactos da poluição marinha, do turismo de massa e do desenvolvimento desordenado.
Desta forma, engajam os estudantes da Rede Municipal de Educação que participam de uma aula teórica na escola, fazem duas saídas a campo para pesquisa na praia que monitoram, uma visita ao Museu de Arqueologia da UNISUL e a ida na Praia da Gamboa para avistar as Baleias Francas em seu berçário.
Após esta prática, os educadores retornam à escola para analisar os dados junto com as crianças e produzir gráficos, relatórios, desenhos e textos. No final do ano letivo todas recebem o certificado de ‘Monitor Mirim’.
As parcerias com a iniciativa privada, organizações socioambientais e a Secretaria Municipal de Educação foram fundamentais para alicerçar o MMC que neste ano de 2017 completará 5 anos de atividades.
Desde então, o projeto que é pioneiro na costa brasileira, já beneficiou 1.200 alunos da 4º e 5º série de 12 Escolas Municipais de Garopaba, além de mais de 30 professores. Realizou 102 saídas a campo, 181 aulas teórico-participativas e colocou 22 placas educativas nas principais vias de acesso em 09 locais das 07 praias monitoradas.
A meta futura é que o projeto amplie suas ações ao longo do litoral brasileiro.
Conheça mais detalhes pelo site do Monitoramento Mirim Costeiro
Facebook: MonitoramentoMirimCosteiroMMC
Instagram: @monitoramento_mirim_costeiro