Paixão de surfista: A história de Maya Gabeira
“A vida não é fácil e penso que nem deveria ser, mas encontrar algo que pode guia-lo, inspirá-lo e motivá-lo é tão essencial quanto encontrar a felicidade. Quando você encontra uma paixão a vida fica mais fácil. Tudo passa a fazer sentido, pois há uma razão para estar aqui”, com essas palavras Maya Gabeira dá início ao documentário A surfer’s passion: The Story of Maya Gabeira, dirigido por John Urbano.
Na produção, Maya apresenta as curiosidades da Cidade Maravilhosa e das ondas do Rio de Janeiro, onde nasceu e aprendeu a surfar. Entre outras coisas, o documentário expões as belezas existentes na contradição carioca, a coexistência natural entre o morro e o asfalto nas areias do Arpoador e, principalmente, dentro d’água.
Maya comenta sobre os ensinamentos que aprende com o oceano nos dias de ondas gigantes, as dificuldades de ser uma mulher disputando espaço com os homens e a relação com sua família, da qual, por muitas vezes, se mantém distante devido as inúmeras viagens.
A carioca também explica detalhes sobre a sessão de surf histórica em Nazaré, Portugal, onde passou por sérios apuros em um mar gigante e revela uma entre tantas palavras de apoio que recebeu, a qual lhe tocou profundamente. “Uma mensagem que recebi e achei incrível veio de uma mulher portuguesa que estava no cliff, ela disse que seu marido a levou para assistir o surf. Ele possui um câncer muito severo e ela me contou que aquele dia mudou a vida dele, pois o fato de assistir outra pessoa também lutando para sobreviver fez toda diferença”, afirma Maya.
O documentário conta com muitas outras histórias, o treinamento intenso da atleta, imagens incríveis e altas ondas, é claro. Maya Gabeira é, sem dúvida, uma embaixadora do surf brasileiro e do nosso país, um grande exemplo de coragem, beleza e dedicação.
[Foto: James Thisted]