Ouro e prata na Copa do Mundo de Remo
Copa do Mundo de Remo
O Brasil encerrou neste domingo, dia 24/06, sua participação na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2018 com duas medalhas.
A dupla Willian Giaretton e Xavier Vela Maggi conquistou a medalha de ouro no Dois Sem Masculino Peso Leve (LM2-) e a dupla de para-remo Josiane Lima e Michel Pessanha conquistou a prata no Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x).
A prova do Dois Sem Masculino Peso Leve teve apenas dois barcos inscritos, Brasil e Áustria.
Devido a sua saída do programa olímpico, muitos atletas migraram para outras categorias.
Foi disputada uma prova de exibição e a Final A, com a dupla brasileira fechando cinco segundos à frente do barco austríaco e garantindo o primeiro lugar.
Na mesma prova em 2017, Willian e Xavier conquistaram a medalha de bronze na 2ª e na 3ª Etapa.
A medalha do Double Skiff Misto PR2 também foi disputada diretamente na Final A, com apenas uma prova prévia de exibição.
O Brasil disputou contra Holanda, Polônia e Ucrânia, fechando a prova 16 segundos atrás do barco holandês e garantindo a segunda colocação.
Em 2017, Josiane e Michel terminaram a mesma prova no quinto lugar.
Este é o segundo ano que as provas de para-remo são disputadas na distância de 2000 metros.
No para-remo também estava o atleta Renê Pereira representando o Brasil no Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x).
O remador baiano conquistou a segunda posição da sua bateria Eliminatória, classificando-se para a Semifinal A/B, onde terminou novamente em segundo lugar.
Na Final A, baixou seu tempo em 10 segundos em relação a eliminatória, terminado em quarto. Em 2017, Renê havia conquistado na mesma prova a quinta colocação.
A dupla Willian e Xavier também disputou a categoria Dois Sem Masculino (M2-).
Com a quarta colocação nas Eliminatórias, foram para a Repescagem e classificaram-se para a Semifinal A/B.
O sexto lugar os colocou na Final B, terminado a prova com o 10º lugar geral da categoria. Esta foi a primeira participação da dupla nesta prova da Copa do Mundo.
O resultado, entre os 21 participantes, foi muito positivo, superando países tradicionais como França, Holanda, Nova Zelância e a Argentina, campeã da categoria no Sul-Americano.
Também participaram desta etapa os atletas Uncas Tales Batista, Lucas Verthein e Milena Viana.
Uncas disputou a prova do Single Skiff Masculino Peso Leve (LM1x) e terminou na 3ª colocação da Final B.
Lucas ficou com o 5º lugar da Final D do Single Skiff Masculino (M1x). Milena disputou no Single Skiff Feminino (W1x) e chegou a 6ª colocação da Final B, uma ótima evolução em relação a 2017.
Seu tempo na Semifinal superou a remadora da Suécia, atual campeão da categoria Sub 23.
A 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2018 foi realizada na raia de Linz-Ottensheim, na Áustria, entre os dias 22 e 24 de junho, com mais de 700 atletas inscritos.
Este ano, a primeira etapa foi disputada na Sérvia, entre 01 e 03 de junho, e a terceira etapa será realizada na Suíça, entre 13 e 15 de julho.
A cidade de Linz recebeu a segunda etapa pois está em período de testes para sediar o Campeonato Mundial de Remo Sênior de 2019.
A Seleção Brasileira de Remo viajou em missão organizada pela CBR.
Os atletas olímpicos estão acompanhados pelo Coordenador Técnico, Marcello Varriale, e pelo técnico do Botafogo (RJ), Paulo Vinícius Alves de Souza.
Na equipe paralímpica, os atletas viajaram acompanhados pelo técnico Guilherme Soares e pelo fisioterapeuta Rafael Jacob.
Os remadores disputaram as provas em barcos Filippi alugados pela CBR.
Todos os atletas receberam um kit que incluía Certificado Oficial de Convocação, camiseta Remo Brasil, uniforme Mormaii e garrafa térmica Hydrotank by Urbnsol.
As empresas Mormaii e Urbnsol estão apoiando a Seleção Brasileira de Remo e forneceram os produtos sem custo.
A camiseta e o certificado foram pagos com recursos próprios da confederação.
As despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte e seguro foram pagas pela CBR através de recursos da Lei Agnelo/Piva.
Excepcionalmente neste evento, as passagens aéreas dos atletas Lucas Verthein, Uncas Tales Batista e do técnico Paulo Vinícius, foram pagas pelo Botafogo (RJ).
Os projetos da CBR são auditados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A prestação de contas de todos os eventos está disponível no link Transparência/Projetos.
Crédito das Imagens: Detlev Seyb/FISA // Fonte: Confederação Brasileira de Remo.