Outubro Rosa: como surgiu e porque a campanha é tão importante
Você com certeza já ouviu falar no Outubro Rosa, certo? Afinal, esse movimento acontece todos os anos desde o início da década de 90. Mas como foi que o Outubro Rosa surgiu e por que é tão importante falar sobre a prevenção do câncer de mama?
Continue lendo para descobrir:
O que é o Outubro Rosa?
Simplificando, podemos resumir o Outubro Rosa como uma campanha internacional que tem por objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mas e por que Outubro e por que Rosa?
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da sociedade como um todo, unindo população, empresas e entidades.
Quando o Outubro Rosa surgiu?
O movimento começou nos Estados Unidos com diversas ações isoladas referentes ao câncer de mama que aconteceram no mês de outubro, em diferentes estados do país.
Posteriormente, o Congresso Americano veio a sancionar Outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. E foi apenas depois disso, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.
O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990, na cidade de Nova York, durante a primeira Corrida pela Cura.
No evento, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida. Depois disso, o laço passou a ser distribuído em diversos outros eventos, até se popularizar e alcançar os quatro cantos do mundo.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. Foi apenas em outubro de 2002 que a primeira iniciativa em relação à campanha foi vista no Brasil, quando o monumento conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Mesmo levando um pouco mais de tempo para ficar conhecido aqui no país, assim que o Outubro Rosa surgiu, já foi possível descobrir porque a campanha é tão importante.
Para entender melhor essa história, continue lendo.
Outubro Rosa e suas contribuições no combate ao câncer de mama
Infelizmente, o câncer de mama superou o câncer de pulmão em 2020, tornando-se o de maior incidência mundial, totalizando cerca de 2,3 milhões de novos casos no mundo.
Por si só, isso já seria um ótimo motivo para chamar tanta atenção para a doença, porém, o mais impressionante, é o fato de que o câncer de mama apresenta um índice de cura de até 95%, se diagnosticado precocemente.
Levando esse dado em consideração, podemos entender porque a campanha do Outubro Rosa é tão importante na luta pela vida das mulheres.
No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, a intensa comunicação sobre o tema faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para dar a devida atenção ao assunto.
O fato é que, além de chamar a atenção para a necessidade de frequentar o médico e de fazer os exames regularmente, há também um maior compartilhamento de informações sobre a relevância do controle da doença através do autoexame.
Resumindo, o Outubro Rosa traz, ainda hoje, resultados positivos ao ampliar o diagnóstico precoce, uma vez que, essa ação auxilia, comprovadamente, na redução da mortalidade de muitas mulheres.
Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?
Você sabia que a maioria dos sinais do câncer de mama podem ser identificadas pelas próprias mulheres?
Sim, isso acontece graças à realização do autoexame das mamas, procedimento feito em casa, apenas com o toque dos dedos.
Contudo, vale salientar que o ideal é sempre buscar ajuda profissional, pois apenas dessa forma é possível obter o diagnóstico correto para os sintomas.
A detecção do câncer de mama é feita por exames específicos, como mamografia e ultrassom. Contudo, os casos suspeitos precisam de biópsia para confirmação do diagnóstico.
Outubro Rosa Mormaii: um toque de gentileza
Em 2021, a Mormaii decidiu contribuir efetivamente e de forma solidária à causa do Outubro Rosa, pois acreditamos que pequenas ações geram grandes resultados.
Sendo assim, durante todo o mês de Outubro, a Mormaii irá destinar R$ 1,00 a cada venda realizada no site e lojas físicas ao hospital São Camilo Oncologia, instituição que atua amplamente no combate ao câncer de mama.
Para conhecer mais sobre o trabalho e linha de atuação do hospital São Camilo clique aqui. Lembre-se: não deixe para depois, faça o autoexame regularmente. Previna-se!
Quer dicas sobre como melhorar sua imunidade? Então confira aqui essa receitinha rápida da nossa nutricionista Ivy Ayach.