Sinta-se Mormaii
Publicado em 20/08/2018

Projeto Viagem aos Açores

Projeto Viagem aos Açores

O Projeto Viagem aos Açores vai levar, em outubro, 58 alunos do 5º ano da instituição para Portugal em um intercâmbio educacional 100% financiado por parceiros.

O objetivo é consolidar todo o conhecimento trabalhado em virtude dos 270 anos de colonização açoriana em Santa Catarina.

“Os alunos terão oportunidade de ver e viver tudo aquilo que aprenderam nos livros e vídeos.

Falta pouco

Dos R$ 600 mil necessários para o projeto, mais da metade já foi garantido com o apoio do Prefeito dos Açores, Alamo Meneses, e do Presidente da Câmara dos Açores, Tiberio Dinis, vereadores e empresários da nossa região.

Financiamento coletivo

Agora, o grupo lança um financiamento coletivo para que qualquer pessoa consiga ajudar a realizar este sonho.

 A viagem

Os alunos embarcam no dia 13 de outubro, levando tarefas pedagógicas e a missão de captar material para uma web série de 6 a 8 capítulos, divulgada nas redes sociais, no retorno, no dia 20 de outubro.

“Um intercâmbio educacional em uma escola pública, onde não somente os privilegiados têm acesso, mas todos os estudantes, além de dar oportunidades iguais, vai gerar reflexões. Lá, eles terão contato com outra cultura, com o funcionamento de um país de primeiro mundo, e certamente trarão bons exemplos pra cá”, defende o professor Thiago Marques.

Roteiro

Principal tema do Projeto Pedagógico da Secretaria de Educação de Garopaba, a colonização Açoriana está é parte de toda a grade curricular nas escolas, principalmente nas disciplinas de história e geografia do 5º ano.

Neste sentido, os alunos conhecerão a Ilha Terceira, com vistas aos pontos Monte Brasil, Serra do Cuma, Praia da Vitória, São Mateus de Calheta, Farol Ponta das Contendas, Porto Martins e locais históricos como a Reserva Natural da Serrada, o Miradouro de Santa Barbara, Quatro Ribeiras.

No cronograma, ainda está previsto um dia na Cidade do Porto, onde está localizada a Escola da Ponte.

“É uma das maiores referências de sucesso educacional no mundo. Uma instituição de perspectiva democrática, integral, inclusiva e autônoma, com valores éticos e morais que precisam ser acompanhados e compartilhados”, informa a diretora Sonia.

Vamos nessa?

Contamos com sua participação. Para ajudar no Projeto Viagem aos Açores acesse o link de deixe sua contribuição.